ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Política

Inocentado após 18 anos em processo, Semy diz que desistiu de cargo público

Ex-diretor da Sanesul foi acusado de improbidade administrativa em ação movida em 2012 pela 30ª Promotoria de Justiça de Campo Grande

Izabela Sanchez | 17/08/2018 17:19
Ex-diretor da Sanesul, Semy Ferraz (Arquivo/Campo Grande News)
Ex-diretor da Sanesul, Semy Ferraz (Arquivo/Campo Grande News)

Ex-diretor presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), o engenheiro civil Semy Ferraz foi absolvido 18 anos depois de ocupar o cargo e ser acusado de improbidade administrativa.

A ação foi movida pela 30ª Promotoria de Campo Grande em 2012, e acusou o ex-diretor de ter autorizado aditivos ilegais no contrato junto a empresa S&A. Os aditivos teriam sido celebrados entre os anos de 1999 e 2000, referentes a contratação de serviços especializados de leitura de hidrômetros.

Semy afirma que a ação teria “interesses por trás”. O ex-diretor, que também foi deputado estadual e secretário municipal, declara que não conseguiu ser ouvido pela promotoria.

“Eu tomei conhecimento na fase de inquérito em 2012, mas nem tive a oportunidade de responder. O promotor não quis me ouvir. Quando o Bernal me convidou para ser secretário, a primeira coisa que eu falei foi que eu tinha uma ação de improbidade. Imagina se ele não quisesse me nomear por causa dessa ação”, conta.

A decisão que absolve é do juiz Marcel Henry Batista de Arruda, do dia 13 de agosto. O magistrado julgou totalmente improcedente a ação.

O juiz afirma, na decisão, que os aditivos investigados não foram autorizados por Semy, e sim pelo diretor que o substituiu, Anízio Pereira Tiago. O juiz também cita o parecer do TCE (Tribunal de Contas Estadual), que decidiu pela regularidade das prorrogações de aditivos contratuais entre os anos de 1999 e 2000.

“Ainda que assim não fosse, a suposta conduta ímproba sequer foi praticada pelo requerido, porquanto não foi o responsável pela sexta prorrogação contratual, lastreada no Procedimento administrativo nº. 334/00/DCO/SANESUL, cujo responsável pela lavratura foi o Diretor-presidente da SANESUL à época, senhor ANÍZIO PEREIRA THIAGO”.

A ação, explica o ex-diretor foi um dos motivos que o desestimulou de continuar na vida pública. “O que ocorre, quem sai prejudicado é a família da gente, quando saiu na imprensa fica toda uma insegurança. Isso só serve para desestimular pessoas de bem de entrar em cargo público. Uma das coisas que me desmotivam é esse tipo de coisa”.

“Eu gosto de cuidar das coisas públicas, não me nego a prestar contas, mas isso com certeza me desmotivou muito e eu não pretendo mais assumir cargo público”, declarou.

Nos siga no Google Notícias