ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Justiça Eleitoral pede reforço do Exército nas eleições em 5 cidades de MS

Pedido foi feito ao TSE e costuma ser aprovado. As cidades são Paranhos, Caarapó, Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Ponta Porã

Marta Ferreira | 11/09/2020 16:32
Militares a postos em rua de Ponta Porã, ao lado de um blindado do Exército, durante a votação de 2018. (Foto: Ponta Porã News)
Militares a postos em rua de Ponta Porã, ao lado de um blindado do Exército, durante a votação de 2018. (Foto: Ponta Porã News)

O presidente TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, informou nesta sexta-feira (11) que recebeu pedidos de tribunais de três estados para envio de tropas federais para garantir a segurança do primeiro turno das eleições municipais de novembro. Os tribunais regionais de Mato Grosso do Sul, Amazonas e Maranhão foram os responsáveis pela solicitação.

Conforme o Tribunal, as solicitações envolvem a segurança do pleito em 106 localidades. Em Mato Grosso do Sul, são cinco municípios, todos localizados na faixa de fronteira com o Paraguai, conhecida pela violência derivada do crime organizada. Essa região também é palco de conflitos envolvido disputa de terras entre índios e fazendeiros. As cidades são Paranhos, Caarapó, Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Ponta Porã.

Na eleição passada, em 2018, quatro cidades da mesma região tiveram tropas federais na segurança da votação. Isso aconteceu em Amambai, Paranhos, Caarapó e Ponta Porã.

Trâmite - Em seguida, a autorização é encaminhada ao Ministério da Defesa, pasta responsável pelas ações desenvolvidas pelas Forças Armadas.

Em 2010, devido à pandemia da covid-19, o primeiro turno das eleições mudou de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno, que seria em 25 de outubro, foi marcado para 29 de novembro. No Estado, só Campo Grande tem votação em duas etapas.

Nos siga no Google Notícias