ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 19º

Política

Lívio Leite é empossado e assume cadeira de vereador investigado

É a 2ª vez que Lívio assume um mandato tampão; em 2015 foi empossado após duas cassações por compra de votos

Por Fernanda Palheta e Caroline Maldonado | 21/05/2024 10:31
Solenidade de posse do 3º suplente, Lívio Leite (União Brasil), no plenário da Câmara Municipal de Campo Grande (Foto: Caroline Maldonado)
Solenidade de posse do 3º suplente, Lívio Leite (União Brasil), no plenário da Câmara Municipal de Campo Grande (Foto: Caroline Maldonado)

Empossado, na manhã desta terça-feira (21), Lívio Viana Leite (União Brasil) assume a vaga de vereador deixada por Cláudio Serra Filho (PSDB), preso no dia 3 de abril, na 3ª fase da Operação Tromper. Durante a solenidade no plenário da Câmara Municipal de Campo Grande o novo parlamentar comemorou o retorno para a Casa de Leis.

"É uma satisfação estar de volta para esta Casa de Leis que trabalha pela cidade. Vamos lutar pelos interesses do município dentro dessa função”, disse. Ele afirmou que mesmo longe do legislativo acompanha de fora as políticas públicas do município. "Agora termos um ambiente mais propício para estas discussões", completou.

O novo vereador conta que irá assumir as comissões ocupadas por Claudinho Serra, entre elas a Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, Comissão Permanente de Segurança Pública e Comissão Permanente de Políticas e Direitos das Mulheres, de Cidadania e Direitos Humanos.

"Vamos tomar pé dos projetos que estão tramitando nessas comissões para que possamos desempenhar da melhor forma possível o tempo que durar esse mandato", detalhou.

Lívio era do PSDB e foi para o União Brasil na janela partidária deste ano. Durante a posse ele lembrou dos 25 anos em que esteve no ninho tucano. Segundo ele entrou para o PSDB ainda na graduação e agradeceu a experiência dentro do partido, período em que foi vereador, secretário adjunto de saúde e diretor do Hospital Regional.

"Agora assumo com um projeto maduro e pleno do União Brasil, com a Rose Modesto como pré-candidata a prefeita de Campo Grande", finalizou.

Dr. Lívio obteve 2.772 votos nas eleições de 2020. Além de servidor público estadual e federal, Lídio é médico oftalmologista e ex-vereador por dois mandatos em Campo Grande.

Esta é a segunda vez que assume um mandato tampão. Em 2015 foi empossado após cassação de Paulo Pedra e Thais Helena, que foram cassados por compra de votos nas eleições em 2012, junto com o colega Delei Pinheiro (PSD). Por conta do processo de cassação, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) fez a retotalização dos votos, o que abriu mais uma vaga ao PSDB, assumida por Lívio.

Decisão da justiça - Lívio assume após a disputa pela cadeira para na justiça eleitoral. A posse de Lívio chegou a ser agendada pela Câmara Municipal para o dia 16 de maio, mas o 8º suplente Giam Gian Josetti Sandim (PSDB), Gian Sandim, ingressou com um mandado de segurança requerendo a vaga para o partido. A justiça eleitoral suspendeu a solenidade.

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), explicou que o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) entendeu que as regras da janela partidária, que permite a troca de partido sem perder o mandato, também valem para os suplentes.

"Ele trocou de partido corretamente dentro da janela partidária", disse. Campo Grande vai ganhar com o trabalho do vereador Lívio e vai ter um representante à altura da sociedade, que conhece as leis e foi um ótimo vereador na Legislatura passada. Quem ganha é o Legislativo e a cidade. O Dr. Lívio está aqui por merecimento nas urnas”, completou.

O presidente da Câmara ainda adiantou que após os 120 dias da licença para tratar de interesse particular, Claudinho Serra ainda tem direito a apresentar atestado de 15 dias. Segundo ele, não é possível prever a composição das bancadas até lá. "Não vamos comer a janta antes do almoço", disse.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias