ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Política

Marquinhos fica em 2º entre prefeitos que mais cumpriram metas no País

De 45 promessas de campanha, o chefe do Executivo municipal cumpriu 21 em sua totalidade, 10 parcialmente e restam 14

Mayara Bueno | 02/01/2019 14:33
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), em entrevista durante agenda pública. (Foto: Marina Pacheco/Arquivo).
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), em entrevista durante agenda pública. (Foto: Marina Pacheco/Arquivo).

Em dois anos de mandato, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), cumpriu 21 das 45 promessas feitas durante a campanha eleitoral, em 2016. O levantamento é do G1 e aponta o chefe do Executivo municipal em segundo lugar entre os prefeitos de capitais do Brasil, no que se refere ao cumprimento de metas.

“É um levantamento feito com números reais, verdadeiros e autênticos. Ficamos felizes em saber que superamos a crise nacional e nos posicionamos como o 2º melhor prefeito em metas cumpridas do no nosso plano de governo. Nossa meta é colocar Campo Grande em primeiro lugar.”, disse o prefeito ao Campo Grande News.

Durante a campanha, foram elencados 45 projetos que o prefeito, enquanto candidato, tinha no plano de governo registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Deste total, 21 foram cumpridas em sua totalidade, 10 “em parte” e 14 não foram cumpridos ainda. Em 1º lugar, está o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, que cumpriu nove de 16 promessas de campanha.

Entre os feitos, o G1 aponta na área de administração: criação da ouvidoria do servidor, central de projetos, do canal “Fala Prefeito”, implantação da Central de Gerenciamento Estratégico de Campo Grande.

No que se refere à economia, criou o programa de incentivo aos produtores rurais, Escola de Educação Empreendedora, centro de apoio à produção de comerciantes nos distritos rurais, criação da Superintendência de Comércio Exterior.

Na educação e cultura, a Prefeitura cumpriu a promessa de atender crianças durante o período de férias, com atividades programadas nas unidades escolares, nos parques e praças. Também criou o projeto “Palco Campo Grande Itinerante” para eventos com artistas nacionais e estabeleceu “gestão democrática nas escolas” e revisar os salários dos professores.

Ainda de acordo com o levantamento, na área de esporte, cinco metas foram cumpridas: adequação da Praça do Papa para eventos, criação do projeto Atleta em Ação, revitalização e cercamento de praças, reforma e reativação de parques interditados e aumento do número de academias ao ar livre.

Informatização e integração de dados de pacientes e construção do Laboratório Municipal de Exames estão na lista de promessas cumpridas no que se refere à saúde. Na segurança pública, a Polícia Metropolitana foi criada e o aplicativo para dados de transparência também.

Entre as cumpridas parcialmente, está a revisão do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o não aumento de impostos. O status se deve ao decreto que acabaria com a tarifa mínima de água e esgoto, que parou na Justiça.

Já no que se refere às metas não cumpridas, por enquanto, estão a criação do programa “Força Jovem”, albergue para pessoas em situação de rua e criação da secretaria para pessoas com deficiência e também a secretaria de Assuntos Fundiários.

A respeito das pastas, o prefeito afirmou que, apesar de não ter criado a estrutura de uma secretaria, os assuntos que se referem às pessoas com deficiência e fundiários foram colocados em outras pastas, já existentes, a exemplo da Secretaria de Direitos Humanos.

“Diante do quadro de economia, criar uma secretaria me demandaria um gasto maior, funcionários, enquanto que tanto a coordenadoria de Assuntos Fundiários quanto da Pessoa com Deficiência, funciona com tanta eficiência quanto uma secretaria”.

Nos siga no Google Notícias