ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Política

Ministro do STJ nega habeas corpus ao ex-presidente Lula

Com decisão de Felix Fischer, ordem para que petista se entregue até as 17h continua valendo

André Richter, da Agência Brasil | 06/04/2018 15:09
Concentração em sindicato onde o ex-presidente está desde ontem à noite. (Foto: Sindicato dos Metalúrgicos de SP)
Concentração em sindicato onde o ex-presidente está desde ontem à noite. (Foto: Sindicato dos Metalúrgicos de SP)

O ministro Félix Fischer, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), negou há pouco habeas corpus protocolado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para anular o decreto de prisão assinado pelo juiz federal Sérgio Moro. Detalhes da decisão não foram divulgados até a publicação deste texto.

Conforme mandado de prisão expedido pelo juiz federal Sérgio Moro, Lula terá que se entregar à PF até as 17h (horário de Brasília) desta sexta-feira (6).

Na decisão na qual decretou a prisão, Moro explicou que Lula não ficará em uma cela “em atenção à dignidade cargo que ocupou”. De acordo com o juiz, o ex-presidente deve ficar separado dos demais presos para “preservar sua integridade física e moral”.

A prisão de Lula foi decretada com base no entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal), fixado em 2016, que autorizou a execução provisória da pena de condenados pela segunda instância da Justiça. Na quarta-feira (4), a defesa do ex-presidente tentou reverter o entendimento, mas, por 6 votos a 5, a Corte negou um habeas corpus preventivo para evitar a prisão.

A fim de ainda tentar evitar a prisão do ex-presidente, a defesa de Lula acionou diferentes organismos, incluindo a ONU (Organização das Nações Unidas). (Com Humberto Marques)

Nos siga no Google Notícias