ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Política

Moka defende regras para divulgação de pesquisas eleitorais

Eduardo Penedo | 28/10/2014 21:05

O senador Waldemir Moka (PMDB) defendeu nesta terça-feira (28) a regulamentação do processo de divulgação das pesquisas eleitorais em razão dos erros dos de pesquisas na disputa para o governo de Mato Grosso do Sul, especialmente do Ibope. Se a pesquisa tem influência sendo divulgada meses antes, imagine um dia antes, como acontece atualmente?”, questionou, apoiando posicionamento do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) para que o Congresso Nacional discuta e aprove novas regras sobre o assunto.

Moka disse que, enquanto institutos regionais mostravam ampla vantagem do candidato Reinaldo Azambuja (PSDB) sobre Delcídio do Amaral (PT), o Ibope divulgou levantamento, um dia antes da votação no segundo turno, com o petista dois pontos à frente do tucano.

Em razão dos protestos de alguns políticos, o Ibope divulgou uma nota afirmando que das 20 pesquisas de intenção de voto realizada em 13 Estados da Federação e no Distrito Federal, 12 acertaram os resultados, incluindo o levantamento feito para a Presidência da República.

“Especificamente no Mato Grosso do Sul, os candidatos estavam tecnicamente empatados em todas as pesquisas realizadas, inclusive naquela realizada na véspera de eleição, segundo a qual 4% dos eleitores ainda declaravam-se indecisos em relação a seu candidato. Como não foi realizada pesquisa de boca de urna no estado, não pudemos captar as últimas movimentações na opinião do eleitorado e a continuidade da repercussão do debate na opinião pública”, afirmou o instituto.

Nos siga no Google Notícias