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Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

04/04/2011 15:53

MS recebe apoio de estados do Codesul sobre ferrovia Norte-Sul

Fabiano Arruda

Governadores de RS, SC e PR sinalizaram apoio em reunião nesta segunda em Porto Alegre

Governador participa de reunião do Codesul nesta segunda no RS. (Foto: Divulgação)Governador participa de reunião do Codesul nesta segunda no RS. (Foto: Divulgação)

Os governadores dos estados do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, presidente do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, e do Paraná, Carlos Alberto Richa, sinalizaram apoio, nesta segunda-feira, durante reunião do conselho, em Porto Alegre (RS), a inclusão de Mato Grosso do Sul no projeto da ferrovia Norte-Sul.

O projeto prevê a ligação entre Campo Grande, passando por Maracaju, Dourados, Mundo Novo até Cascavel, no Paraná.

O governador André Puccinelli (PMDB) destacou o apoio durante o encontro e citou o exemplo do traçado da ferrovia já incluída no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), desde o mês de janeiro de 2008.

“A ferrovia foi incluída, mas ainda não saiu do papel. Tão somente agora com a atuação dos governadores e o apoio de todos conseguimos ter a publicação no Diário da União da determinação dos estudos do traçado da linha férrea, e assim, unidos e cada vez mais atuantes, poderemos fazer com que os projetos saiam mais rapidamente”, afirmou André, segundo informações do site de notícias do Governo do Estado.

Segundo Puccinelli, a Ferrosul já tem licitação do projeto executivo a partir de Estrela do Oeste (SP) e será uma ferrovia nova, de bitola larga, o que permite o escoamento mais rápido da produção.

“Temos a cidade de Maracaju, que é epicentro, onde solicitamos o início da construção da ferrovia. Será a oportunidade de exportar cinco milhões de toneladas de grãos, um milhão de toneladas de açúcar e dois bilhões de litros de álcool. Por si só esse quantitativo diz do potencial do Mato Grosso do Sul. Muitos mercados são menos distantes do Porto de Rio Grande (RS) do que o Porto de Santos (SP), então, com este traçado, economiza frete e teremos competitividade maior nos nossos produtos. A integração do ramal Ferroeste com o ramal Norte-Sul é de extrema importância não só para o Estado, mas para os Estados do Sul”, comentou.

Carta - Na Carta de Porto Alegre, assinada hoje no encontro, consta também a resolução que cria a Comissão Permanente da Ferrosul - que será coordenada pelos secretários estaduais de infraestrutura, e um ofício que será enviado à presidente da República, Dilma Rousseff (PT), sobre o assunto.

Os recursos para as obras de integração dos Estados, segundo o presidente do Codesul, governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, serão do PAC I e II e do orçamento da união. O traçado deverá ser incluído no PNLT (Plano Nacional de Logística e Transportes) e o grupo permanente formado para o traçado da ferrovia Norte-Sul deverá ficar atento para a inclusão do projeto no PPA (Plano Plurianual).

O objetivo é viabilizar a construção de um ramal interligando a Ferrovia do Pantanal, na região de Maracaju e Dourados, até Cascavel, no Paraná, passando por Mundo Novo e Guaíra. Pelo volume transportado em outros portos, a saída por trem por Paranaguá é a melhor alternativa para escoar a produção.



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