ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Política

Na 1ª sessão do ano, deputados cobram providências para barragens de MS

Ex-vereador em Corumbá –cidade onde está instalada a mineradora Vale–, Evander Vendramine (PP) sugeriu criação de uma comissão parlamentar para acompanhar vistorias

Anahi Zurutuza e Leonardo Rocha | 05/02/2019 11:08
Deputado estadual Felipe Orro (PSDB) durante sessão na Assembleia (Foto: ALMS/Divulgação)
Deputado estadual Felipe Orro (PSDB) durante sessão na Assembleia (Foto: ALMS/Divulgação)

Na primeira sessão de 2019, deputados estaduais não deixaram demonstrar preocupação com a situação das barragens que armazenam o rejeito da extração do minério de ferro –aquela lama que inundou Brumadinho, no interior de Minas Gerais– em Mato Grosso do Sul. Parlamentares querem saber como é a fiscalização.

Ex-vereador em Corumbá –cidade onde está instalada a mineradora Vale–, Evander Vendramine (PP) sugeriu até a criação de uma comissão parlamentar para acompanhar as vistorias. “Tenho uma reunião hoje à tarde na Semagro [Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar] e vou pedir a intensificação nas fiscalizações, principalmente na região do Urucum”, afirmou.

O rompimento das barragens de alto risco situadas no complexo do Urucum, em Corumbá, não carrearia a lama com rejeitos de minério e manganês para a cidade ou para o rio Paraguai. Ambos estão distantes a pelo menos 40 km desses depósitos a céu aberto. Mas, não fiscalizados com critério pelos órgãos federais, se romperem-se, as estruturas podem tanto afetar uma comunidade tradicional, como varrer um ambiente de rica biodiversidade do Pantanal.

O deputado Felipe Orro (PSDB) disse no plenário que está em contato direto com as empresas - Vale e Vetorial (siderúrgica). “Queremos ver o mesmo que aconteceu em Minas Gerais, seja feito aqui. A desativação gradual e sem risco de barragens até a paralisação total das que tem o mesmo modelo da de Brumadinho”.

Já Pedro Kemp (PT) oficializou a convocação do secretário estadual de Meio Ambiente, Jaime Verruck, para que ele possa explicar aos parlamentares como funciona a fiscalização neste ramo.

Tragédia – A barragem da mineradora Vale em Brumadinho se rompeu no dia 25 de janeiro e destruiu o equivalente a 378 campos de futebol de mata, segundo comparação feita em matéria publicada no site da revista Veja.

Até ontem (4), conforme apurou a Agência Brasil, 134 corpos foram encontrados pelas equipes de resgate, dos quais 120 foram identificados. No total, 394 pessoas foram localizadas e 199 continuam desaparecidas.

Para facilitar a identificação das vítimas, a Polícia Civil de Minas Gerais já coletou 522 amostras de DNA.

Nos siga no Google Notícias