ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Política

Na CPI, Marisa pede dados sobre gastos de Lula e FHC

Redação | 26/03/2008 09:27

A presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Cartões Corporativos, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), disse hoje (26) que apresentou requerimento de transferência de todos os dados relativos a despesas feitas com cartão corporativo ou contas tipo B durante os governos Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso.

O requerimento, segundo ela, foi apresentado ontem no fim da tarde motivado pela divulgação de reportagens na imprensa sobre suposto dossiê que o Palácio do Planalto teria feito sobre gastos de Fernando Henrique Cardoso e da então primeira-dama, Ruth Cardoso. A Casa Civil já negou a existência desse dossiê.

"O requerimento é motivado pela notícia de que esses documentos estão sendo trabalhados por funcionários do Palácio do Planalto", disse a senadora. Ela afirmou que funcionários do Tribunal de Contas da União (TCU) têm conhecimento desses dados. "Se o TCU tem conhecimento, é inadmissível que deputados e senadores de uma CPI não possam ter", completou.

O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), disse que o partido requereu o acesso aos dados também da atual primeira-dama, Marisa Letícia, e da ex-primeira dama, Ruth Cardoso. "Há funcionários que têm acesso a dados que nós da CPMI não temos. Precisamos até saber quem são esses funcionários e, quem sabe, convocá-los", disse.

Arthur Virgílio disse ainda esperar que Lula, assim como Fernando Henrique, autorize o acesso aos dados de seus gastos na Presidência. "O fato é que, dos gastos de Ruth e FHC, não tem um que seja com segurança nacional. Não acredito que os do Lula sejam. Era hora de o Lula ter o mesmo gesto de grandeza e dar o mesmo exemplo. Temos dados que não são de segurança nacional que podem até ser extravagantes aqui e ali, mas não são sigilosos".

Nos siga no Google Notícias