ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Nova audiência para tratar do conflito indígena irá acontecer em MS

Paula Vitorino | 26/02/2013 13:39
Jerson pediu para que deputados mobilizem audiência. (Foto: Assessoria de Imprensa)
Jerson pediu para que deputados mobilizem audiência. (Foto: Assessoria de Imprensa)

O presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos, (PMDB), convocou os deputados estaduais ligados à questão indígena para mobilizar nova audiência pública para tratar do conflito de terras em Mato Grosso do Sul.

Segundo Jerson, o pedido foi feito pelo senador Delcídio do Amaral (PT). A audiência deve contar com representantes dos produtores rurais, Funai e Governo Federal, além dos deputados estaduais.

O presidente da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos, deputado Laerte Tetila (PT), será o responsável por definir a data com a agenda dos participantes.

A previsão é de que a audiência seja uma continuação do debate iniciado no ano passado, quando representantes dos mesmos setores estiveram no Estado. Agora, a discussão retoma já com algumas novas definições.

A Funai publicou o primeiro estudo antropológico, definindo que se trata de território tradicional indígena área na região de Iguatemi.

Tetila frisou que a questão está sendo prejudicada pelo atraso na votação do orçamento da União de 2013. “Ainda não foi votado e com isso não pode se abrir a rubrica de R$ 100 milhões da emenda dos senadores do Estado. Depois disso, precisa ser criado um fundo indígena nacional para repassar o recurso direto para o fundo indígena estadual”, disse.

O recurso será utilizado para indenizar fazendeiros de áreas que demarcadas como indígenas. A indenização foi apontada como melhor solução para resolver o impasse durante a última audiência realizada.

Nos siga no Google Notícias