ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

OAB quer criar site com 'raio-x' de candidatos na eleição deste ano

intenção é mostrar aos eleitores eventuais processos e ações que os postulantes enfrentam

Mayara Bueno e Kleber Clajus | 23/07/2018 10:34
Da esquerda à direita, presidente da OAB, Mansour Karmouche, procurador Marcos Nassar, desembargador Sérgio Martins e procurador do MP, Paulo Passos. (Foto: Kleber Clajus).
Da esquerda à direita, presidente da OAB, Mansour Karmouche, procurador Marcos Nassar, desembargador Sérgio Martins e procurador do MP, Paulo Passos. (Foto: Kleber Clajus).

A OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso do Sul) quer criar um site com 'raio-x' dos candidatos que vão disputar a eleição deste ano. A intenção é expor aos eleitores dados sobre os eventuais processos e ações que os postulantes enfrentam.

Neste segunda-feira (dia 23), integrantes do TRE (Tribunal Reginal Eleitoral), MP (Ministério Público) e MPF (Ministério Público Federal) lançam a campanha "Voto certo é voto limpo" em evento na sede da Justiça Eleitoral.

Segundo o presidente da Ordem, Mansour Elias Karmouche, as informações que serão divulgadas dos candidatos são de conhecimento público e, por isso, o site é para garantir um acesso mais fácil a essas informações.

Campanha - "Queremos atuar com muito rigor pra garantir lisura e isenção durante as eleições. Todos os promotores estão trabalhando em prol de uma eleição limpa", afirmou o procurador-geral do MP, Paulo Passos. Para ele, o trabalho integrado das instituições possibilitará conscientizar um número maior de eleitores.

A campanha lançada hoje incentiva a denúncia de irregularidades no período eleitoral. Desembargador do TJMS (Tribunal de Justiça) e membro substituto do TRE, Sérgio Fernandes Martins, afirmou que, inclusive, já são analisadas denúncias, como dois casos de uso de outdoor por pré-candidatos. "Se verificar não anunciaram partido e nem pediram voto, mas era algo dissimulado".

Não foram citados nomes, porém, reportagem do Campo Grande News de junho mostra outdoor em que o então pré-candidato ao Senado, Francisco Maia (Podemos) resgata jingle de campanha. Também na disputa eleitoral, o procurador licenciado Sérgio Harfouche (PSC) aparece em painel para divulgar programa em emissora de TV.

Quem tiver informações que denunciem práticas irregulares, pode procurar a sede do MPF ou o site da instituição, de acordo com o procurador regional eleitoral Marcos Nassar.

Nos siga no Google Notícias