ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Para evitar fraude, MPE alerta partidos sobre regras na autodeclaração de raça

A orientação deve ser ressaltada aos pré-candidatos escolhidos para cargos proporcionais

Jéssica Benitez | 13/08/2022 09:21
Recomendação foi publicada no diário oficial do TRE-MS
Recomendação foi publicada no diário oficial do TRE-MS

O MPE (Ministério Público Eleitoral) recomendou aos partidos que orientem pré-candidatos sobre o preenchimento correto do registro de candidatura na hora de autodeclararem raça e, caso o equívoco já tenha ocorrido, que corrijam o quanto antes ressaltando as possíveis consequências jurídicas de eventual constatação de fraude.

Isso porque, conforme destacou o órgão, decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e STF (Supremo Tribunal Federal) pode fazer com que haja equivoco já que beneficia siglas que tenham proporcionalidade entre brancos e negros.

Embora não haja cota racional para candidaturas, as Cortes definiram que os recursos públicos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, bem como o tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, devem ser distribuídos de forma proporcional à quantidade de candidatos negros.

Além disso, por disposição constitucional, os votos dados a candidatas mulheres ou a candidatos negros para a Câmara dos Deputados nas eleições realizadas de 2022 a 2030 serão contados em dobro para fins de distribuição entre os partidos políticos dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha.

Segundo o promotor Regional Eleitoral, Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves, a orientação deve ser ressaltada aos pré-candidatos escolhidos para cargos proporcionais, ou seja, deputados estaduais e federais. Isso tudo “sob pena de adoção de medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis”.

Nos siga no Google Notícias