ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Partidos têm até 30 de junho para definir candidatos

Redação | 04/01/2010 15:35

Apesar de toda a movimentação política que marcou o final de 2009, como guerra de pesquisas, as trocas de farpas entre o governador André Puccinelli (PMDB) e o pré-candidato Zeca do PT e as ameaças de candidatura própria do PSDB, o calendário eleitoral mostra que ainda tem muito tempo para a definição do cenário eleitoral. Os partidos têm até 30 de junho para realizar as convenções destinadas a deliberar coligações e candidatos.

Aquela é a data limite para os partidos escolherem os candidatos a presidente e vice-presidente, governador e vice, senador e suplentes e deputados federal e estadual. O dia 30 encerra um prazo de 20 dias (iniciado em 10 de junho) de convenções.

Naquele período será vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por candidato escolhido em convenção.

Mas os nomes dos candidatos poderão ser entregues ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no caso dos candidatos a presidente e vice, ou ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), até às 19h do dia 5 de julho.

O prazo, na verdade, é mais elástico já que os candidatos, escolhidos em convenção, têm até o dia 7, às 19h, para requerer o registro, caso os partidos políticos ou coligações não tenham feito isto.

E mais elástico ainda, pois até 4 de agosto as direção dos partidos poderão preencher as vagas remanescentes para as eleições proporcionais, no caso de as convenções para a escolha de candidatos não terem indicado o número máximo previsto na lei ou no caso de substituição.

Nacionalmente, os partidos já anteciparam quem serão os candidatos a presidente: Dilma Rousseff, pelo PT; José Serra, do PSDB; e Marina Silva, PV. Outro que pode sair candidato é Ciro Gomes, do PSB.

Nos siga no Google Notícias