ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 24º

Política

Pesquisa fake usa Campo Grande News para inverter dados da corrida eleitoral

Portal acionou TRE e Polícia Federal para identificar os responsáveis

Ângela Kempfer | 22/09/2022 14:52
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Pesquisa eleitoral falsa tem rodado em grupos de Whatsapp atribuindo o levantamento ao Campo Grande News. Com erros gramaticais e ortográficos, o texto circula com a manchete: "André e Marquinhos se consolidam no 2º Turno, Rose e Contar empatam, Riedel dispenca (sic)".

A fake news inverte a realidade da corrida eleitoral, apontada pelas últimas pesquisas, inclusive, apresentando gráficos totalmente diferentes dos indicados oficialmente.

O Campo Grande News acionou o departamento jurídico, que entrará com representação junto ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com pedido de liminar para suspender a veiculação. Também fará a denúncia à Polícia Federal, para identificar os autores requerendo, inclusive, prisão em flagrante.

"Tratando-se de fake news sobre pesquisa eleitoral, o que é regido por legislação federal, cabe a Polícia Federal identificar e punir os responsáveis pelo material. Eles também vão ser multados e responder a processo criminal", explica o advogado Félix Jayme Nunes da Cunha.

Os números corretos, divulgados nesta quinta-feira pelo Novo Ibrape/Campo Grande News, colocam André Puccinelli com 23,7%, Eduardo Riedel com 17,2%; seguido por Rose Modesto, com 14,4% das intenções de voto. Marquinhos Trad surge com 13,5%, enquanto Capitão Contar (PRTB) tem 12,6%.

Na sequência, a pesquisa mostra Giselle Marques, do PT, com 4,4%. Os demais concorrentes do Psol e do PCO não chegam a um dígito. Adonis Marcos tem 0,3% e Magno Souza, 0,1%.

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob os números MS-05960/2022 e BR-01112/2022.

Nos siga no Google Notícias