A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

09/10/2013 19:41

PMDB crê já ter fechado apoio da maioria dos partidos e isolado Delcídio

Zemil Rocha
Com o PMDB tendo mais aliados, candidatura de Nelsinho ganha musculatura (Foto: arquivo)Com o PMDB tendo mais aliados, candidatura de Nelsinho ganha "musculatura" (Foto: arquivo)

O PMDB saiu do período de troca-troca partidário convencido de que terá o apoio da maioria das legendas e também as de maior peso político nas eleições de 2014 em Mato Grosso do Sul, reforçando substancialmente a pré-candidatura do ex-prefeito Nelsinho Trad. Por outro lado, entendem que conseguiram isolar politicamente o senador Delcídio do Amaral, que pode liderar nas pesquisas eleitorais, mas não conseguiu expandir sua influência, como fez o PMDB sob a batuta do governador André Puccinelli.

Os peemedebistas acreditam que já estão fechados com o projeto de eleger o seu candidato a governador o PR, PDT, PSB, PTB, PSD, DEM e PT do B. “Só depende agora de oficialização nas convenções partidárias”, informou uma grande liderança do PMDB, destacando especialmente a boa execução da estratégia montada e comandada pelo governador. Vários outros pequenos partidos deverão ingressar também nessa coligação, como PRB, PSL, PSDC, PTC, PPL e PC do B, além do recém-criado Solidariedade (SDD), que ganhou as filiações do secretário estadual da Juventude, Herculano Borges, e do vereador Elizeu Dionízio.

Essa mesma avaliação é compartilhada pelo deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB). “André mostrou na última semana de filiações partidárias uma habilidade muito grande, levando seu grupo político a participar efetivamente de outros partidos”, enalteceu o parlamentar, que é marido da vice-governadora Simone Tebet.

Dentro dessa estratégia, Rocha apontou como exemplos do PSB, para onde foram a secretária estadual de Produção e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa, e o presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, do PR, para onde voltou o secretário estadual de Obras, Edson Giroto, e do PTdoB, que ganhou Álvaro Soares, uma grande liderança em Ponta Porã, apesar de ter perdido o deputado estadual Osvane Ramos (PROS).

Considera ainda que o caminho do PDT deve ser mesmo a coligação com o PMDB. “Nosso partido tem mantido ligação estreita com PDT”, argumentou Eduardo Rocha, para que, com o novo cenário após trocas partidárias, ganha ainda mais força a candidatura de Nelsinho Trad ao governo do Estado.

Indagado se a ampliação da área de influência do PMDB não poderá significar também a “pulverização de candidaturas”, visto que isso poderia enfraquecer o desempenho eleitoral do senador Delcídio do Amaral (PT) e garantir o segundo turno, o deputado Eduardo Rocha respondeu: “Acho que ainda é cedo para se falar em pulverização. Há menos de uma semana terminou as trocas partidárias. O PMDB vai pensar nela, porque quanto mais candidatura melhor. Aliás, nossos adversários fizeram isso em Campo Grande no ano passado. Mas isso é para depois”.

Para ele, a pulverização de candidaturas depende muito das pesquisas eleitorais. De qualquer forma, defende que o PMDB mantenha seu foco em reforçar o apoio a Nelsinho. “O PMDB vai pensar na sua estratégia política. Não vamos fazer força de lançar candidato por outro partido. Temos é que nos fortalecer”, disse.

PSDB com Nelsinho – Na avaliação da grande liderança peemedebista citada no começo desta reportagem, o PSDB também está caminhando para fechar aliança com o PMDB. “É questão de sobrevivência política. O PSDB precisa de legenda para a eleição da Assembleia e os deputados pressionam por aliança com o PMDB”, afirmou o peemedebista.

Essa possibilidade, porém, não tem o aval dos tucanos. Mesmo questionado sob a proteção do anonimato, a fim de que pudesse expressar com menos policiamento a realidade dos bastidores políticos, um dos deputados estaduais do PSDB garantiu que há pressão da bancada na Assembleia por acordo com os peemedebistas nem temor de dificuldade para conseguir quociente eleitoral.

“Não procede isso”, garantiu o parlamentar tucano, ao ser indagado se haveria a propensão do PSDB de buscar “sobrevivência eleitoral” nos braços dos peemedebistas. “Hoje estamos relativamente preparados para chapa pura”, afirmou o deputado. Se marchar com candidatura própria ao governo do Estado, o PSDB deve ter o apoio eleitoral do PPS.

O mesmo político tucano concorda, porém, que, após o período de trocas partidárias, o PMDB saiu fortalecido. “O PT do B não tenho dúvida que está com o PMDB, até porque já tinha esse comportamento. Com relação ao PTB também não tem o que questionar”, declarou.

Quanto ao PDT, contudo, considera que não há ainda definição. “A gente tem sentido da manifestação do presidente do PDT, João Leite Schimidt, que os pedetistas estão dialogando com todos os partidos. Schimidt é muito precavido”, opinou o parlamentar. “Não vejo como com tanta antecedência os fatos serem consumados”, emendou.

Delcídio isolado – Ainda na avaliação da liderança peemedebista, que fez as confidências sob a condição do anonimato, o senador Delcídio do Amaral ficou praticamente isolado. Só lhe teria sobrado pequenos partidos, com diminuta capacidade eleitoral, como o PSC e o PROS (Partido Republicano da Ordem Social), que conquistou dois deputados estaduais no troca-troca visando as eleições do ano que vem, Osvane Ramos e Lauro Davi,

Os petistas não consideram que a quantidade de partidos numa coligação seja determinante para vitória. Lembram que no ano passado, em Campo Grande, o PMDB fechou também com a maioria dos partidos (17 dos 27) e acabou perdendo a eleição para prefeito.



O Giroto perdeu a eleição em Campo Grande por causa do vice! Muitas pessoas amigas minhas viraram o voto por causa do Dagoberto Nogueira. Eu não sei quem vai ganhar mas não gostaria de ver o estado nas mãos do PT. Não por causa do Senador até gosto muito dele, mas o problema é o seu partido! Impossível uma pessoa que acompanha a política no país como um todo desejar para nosso estado governo petista! Infelizmente vou sugerir aos meus inúmeros amigos que nem compareçam para votar.
 
Maria Aparecida Fraga Ferreira em 10/10/2013 19:46:30
OK. depois do que aconteceu na última eleição pra prefeito de Campo Grande, alguém
teria coragem de apostar num candidato "recheado"de coligações ?
 
paulo de paula em 10/10/2013 08:56:50
Na eleição municipal do ano passado em Campo Grande, aconteceu mais ou menos isso mesmo: o PMDB atraiu a maioria dos partidos de "aluguel", e o resultado das eleições todo mundo viu!
 
Olices Trelha em 10/10/2013 08:49:13
ANDRÉ, SOU SEU ADMIRADOR, MAS VAI ACONTECER, O QUE OCORREU COM O GIROTO, O POVO É POVO, QUANDO, VAI CONTRA, NÃO ADIANTA, LIDERANÇA, O POVO JÁ DECIDIU, VAI MUDAR, QUEREM SOFRER, COMO ESTÃO SOFRENDO COM O BERNAL, ISSO QUE ELES QUEREM, SEJA CANDIDATO AO SENADO, FIQUE TRANQUILO, SUA ELEIÇÃO É SEGURA, MAS O NELSINHO, NÃO TEM COMO? QUE DEUS ABENÇOE OS POLÍTICOS BRASILEIROS, QUE RESPEITEM DEUS, POIS NÃO ESTÃO FAZENDO, E COLHEM O FRUTO DA DESOBEDIÊNCIA.
 
PEDRO BRAGA em 10/10/2013 08:22:24
DEPOIS DE TODOS ESSE BLA, BLA, BLA
QUEM DEFINE A ELEIÇÃO É A COMUNIDADE É O POVO.
nei salviano
 
nei salviano em 10/10/2013 07:42:34
o povo já decidiu! ninguém tira! DELCIDIO GOVERNADOR. MUDANÇA DE VERDADE. PMDB NUNCA MAIS...........
 
osvaldo willian da silva em 09/10/2013 22:58:46
Pra mim o André puccineli e Pedro Pedrossiam foram os maiores governadores deste estado!
como prefeito não vi ninguém melhor que andré puccineli ele só precisava melhorar na parte da saúde do resto ele evoluiu campo grande com muitas obras ,assim como Pedrossiam fez pelo estado!
eu moro numa casa construída na adm prefeitura do andré e também asfalto,posto de saúde ,creche e escola !
por isso não reclamo do André pois ele fez alguma coisa que fez a diferença na minha vida e de minha família!!
desculpem mas não gosto de cuspir no prato que como! tem muita gente fazendo isso ae!!!
 
ronaldo ferreira em 09/10/2013 21:36:22
muita gente do mesmo lado, soma-se a rejeição de cada um refletindo no cabeça de chapa que já é campeão, por outro lado o povo anseia mudanças, tem aquele ditado melhor só que mal acompanhado.
 
claudenir a a angelo em 09/10/2013 21:29:46
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions