ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Polêmico projeto que declara atividade física como essencial será votado hoje

Proposta causou discussão durante a sessão de ontem e também foi retirado por pedido de vistas

Gabriela Couto | 15/04/2021 08:52
Deputados deliberam na sessão desta quinta-feira (15) se atividades físicas serão consideradas essenciais durante a pandemia da covid-19 (Foto Divulgação)
Deputados deliberam na sessão desta quinta-feira (15) se atividades físicas serão consideradas essenciais durante a pandemia da covid-19 (Foto Divulgação)

Volta para a pauta desta quinta-feira (15) na sessão da Assembleia Legislativa o projeto de lei do deputado Herculano Borges (Solidariedade) que reconhece prática da atividade física e do exercício físico como essenciais durante a pandemia da covid-19, com as devidas medidas de biossegurança. O projeto foi retirado da ordem do dia na sessão de ontem (14) após o pedido de vistas da deputada Mara Caseiro (PSDB).

Foi ele inclusive que causou a discussão entre deputados por conta de semelhança entre texto de outro projeto, mas com decisão diferente da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). O deputado Antônio Vaz (Republicanos) disse se sentir perseguido pelos colegas que determinam a constitucionalidade dos textos, sendo que a proposta dele era tornar as academias de atividades físicas essenciais durante a pandemia.

Na prática, se aprovado o projeto de Herculano Borges, as academias acabarão sendo inclusas na liberação do funcionamento, mesmo com decretos que restringem a circulação de pessoas para evitar a contaminação do coronavírus. Se aprovado e sancionada a lei, as ruas e locais que recebem participantes de exercícios não serão inclusos nas proibições dos gestores.

Outros projetos - Além do projeto de Herculano, outras quatro propostas entram em discussão e votação a partir das 9h. Os deputados também votam a redação final do texto de autoria do deputado Pedro Kemp (PT). A proposta, que veda retenções ou descontos no pagamento de recursos emergenciais ao setor cultural, foi aprovada, por unanimidade, em segunda discussão, na sessão de ontem. O projeto sofreu emenda substitutiva integral do próprio autor com coautoria da deputada Mara Caseiro e, por isso, seguiu para votação da redação final.

Em segunda discussão, está prevista a votação do Projeto de Lei Complementar do Poder Executivo que estabelece novo prazo para empresas que não pagaram contribuição de impostos do MS Empreendedor (Programa Estadual de Fomento à Industrialização, ao Trabalho, ao Emprego e à Renda) vencida até 31 de janeiro deste ano. Com o regramento abre a possibilidade de os empresários quitarem as dívidas em até 24 vezes com redução de multas e juros.

Os parlamentares também devem votar, em primeira discussão, o texto do deputado Lucas de Lima (Solidariedade) que determina o descarte correto de Máscara de Proteção Individual e outros EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual). O objetivo é reduzir riscos de contaminação pelo novo coronavírus.

Outro projeto de lei em primeira discussão e de autoria do Poder Executivo prevê alterações no texto da lei relativa à saúde animal para promover rapidez e direcionamento dos recursos originados de notificações para ações de defesa previstas no PNEFA (Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção de Febre Aftosa).

Ainda está pautado para ser votado em discussão única a proposta de autoria do deputado Londres Machado (PSD) que declara como utilidade pública a Associação Atlética Fatimassulense de Futebol, com sede e foro no município de Fátima do Sul. Com isso a entidade poderá receber doações por diversos meios.

As sessões plenárias podem ser acompanhadas pela população ao vivo pelo canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, Youtube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS).

Nos siga no Google Notícias