ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Prefeita veta projeto que permite servidor parcelar férias

Câmara aprovou proposta do vereador Otávio Trad (PSD) e agora pode decidir se mantém ou derruba veto

Caroline Maldonado | 26/05/2023 08:02
Prefeitura de Campo Grande, na Avenida Afonso Pena, Centro (Foto: Divulgação/PMCG)
Prefeitura de Campo Grande, na Avenida Afonso Pena, Centro (Foto: Divulgação/PMCG)

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), vetou totalmente projeto de lei para permitir que as férias dos servidores possam ser parceladas em até três períodos.

O projeto de Lei Complementar 833/22 foi apresentado pelo vereador Otávio Trad (PSD) e aprovado na Câmara Municipal. Com o veto, o texto volta para a Casa de Leis e os parlamentares podem decidir em votação se mantêm ou derrubam a decisão da prefeita.

O parcelamento das férias poderia ocorrer somente com a concordância do servidor. “Trata-se de uma adequação e modernização dos dispositivos do Estatuto do Servidor Público Municipal, haja vista que, servidores estaduais e federais já tiveram o estatuto alterado e fazem jus a essa possibilidade”, argumenta Otávio.

Autor do projeto de lei para parcelamento de férias, vereador Otávio Trad (PSD). (Foto: Caroline Maldonado)
Autor do projeto de lei para parcelamento de férias, vereador Otávio Trad (PSD). (Foto: Caroline Maldonado)

A prefeita explicou, em publicação do Diário Oficial, que a PGM (Procuradoria-Geral do Município) avaliou que a competência para apresentar esse tipo de projeto é do chefe do Poder Executivo Municipal. A prefeitura tem capacidade para definir as próprias regras do seu regime e estrutura administrativa.

A justificativa para vetar o projeto, portanto, é que há vício de constitucionalidade formal, propriamente dito, por violação de regras de iniciativa.

Nos siga no Google Notícias