A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

25/03/2013 17:58

Prefeito Bernal contrata mais dois parentes; Câmara vê “nepotismo”

Zemil Rocha
Bernal contratou hoje mais dois parentes (Foto: João Garrigó)Bernal contratou hoje mais dois parentes (Foto: João Garrigó)

O prefeito Alcides Bernal (PP) está cada vez mais trazendo familiares para ocupar cargos públicos na administração municipal, situação que, se não esbarra na Constituição Estadual, que proíbe o nepotismo, já começa a gerar críticas na Câmara de Campo Grande.

Depois de ter nomeado o cunhado, Odimar Luiz Marcon para o primeiro escalão da administração, na condição de secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e o motorista que o acompanha desde a época em que era vereador, Bernal nomeou hoje mais dois parentes.

Foram nomeados Maria Helena Bernal de Araújo para o cargo comissionado de Assessor Técnico I e Elvio Meza Bernal como Assessor Especial III na Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais. Os decretos foram publicados na edição desta segunda-feira (25) do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande).

Elvio Bernal é investigador da Polícia Civil, que estava lotado na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, mas foi transferido por cedência para a Prefeitura de Campo Grande no começo de fevereiro. Já Maria Helena Bernal trabalhava antes na Secretaria de Estado de Fazenda.

O secretário Odimar Marcon é irmão da esposa do prefeito, Mirian Bernal, que trabalha no Instituto Mirim de Campo Grande, em cargo, porém, que não é remunerado. Há muito tempo Marcon assessora Alcides Bernal, tendo sido seu chefe de gabinete na época em que foi deputado estadual.

“Pode estar se configurando aí o nepotismo. Mas temos que ver o grau de parentesco”, afirmou o vereador Elizeu Dionízio (PSL), admitindo que, no mínimo, pode estar havendo ofensa ao princípio constitucional da moralidade pública. Elizeu vai discutir com outros vereadores essas contratações de parentes e, se necessário, enviará requerimentos pedindo informações à Prefeitura de Campo Grande.

Bernal adotou um estilo semelhante ao do vereador Zeca do PT, quando governou o Estado, gerando muita polêmica, ao contratar parentes, e provocando, por iniciativa da seccional sul-mato-grossense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), mudança na Constitucional Estadual, que resultou na proibição do nepotismo em Mato Grosso do Sul.

Na época, Zeca, que apoia atual gestão de Bernal, admitiu vários parentes no governo estadual, como o então chefe da Casa Civil, o sobrinho Vander Loubet, o irmão Heitor Miranda, e o sobrinho Éber Benjamin.

A Constituição Estadual de Mato Grosso do Sul veda a pratica no nepotismo, que consiste na contratação de parentes por autoridades públicas. O Art. 27, § 7º, preceitua: “No âmbito de cada Poder do Estado bem como do Ministério Público Estadual, o cônjuge, o companheiro e o parente consangüíneo ou afim, até o terceiro grau civil, de membros ou titulares de Poder e de dirigentes superiores de órgãos ou entidades da administração direta, indireta ou fundacional, não poderão, a qualquer título, ocupar cargo em comissão ou função gratificada, esteja ou não o cargo ou a função relacionada a superior hierárquico que mantenha referida vinculação de parentesco ou afinidade, salvo se integrante do respectivo quadro de pessoal em virtude de concurso público de provas ou de provas e títulos”.

Essa norma é complementada pelo § 8°, que diz que: “É vedado a qualquer servidor o exercício de cargo, emprego ou função sob as ordens imediatas de superior hierárquico, de que seja cônjuge, companheiro ou parente, consangüíneo ou afim, até o terceiro grau civil”.

Proibição semelhante existe no plano nacional por força da Súmula Vinculante número 13, do Supremo Tribunal Federal (STF).

 



Acorda Campo Grande esta virando safadeza pessoas recebendo pelo governo e pela prefeitura, saiu no diário oficial que MARIA HELENA BERNAL foi cedida com ônus para o estado, e agora ganha cargo na prefeitura. EXPLICA ISSO BERNAL????????????
 
Robson Fonseca Lima em 26/03/2013 10:18:24
o LULA arrumou uma boquinha ate pra AMANTE Rose e todo mundo adora o CARA, porque o Bernal tem que ser diferente
 
Marcio Carvalho em 26/03/2013 09:59:48
Costa Moraes:queremos não..vc quer ok? quanto aos jornais que so criticam Bernal devem estar ganhando uma nota boa,porque só atiram pedras no homem o tempo todo,não esperam o homem trabalhar, gente dor de cotovelo pode ser artrite ,cuidem da saúde de voces,quanto admitir alguem próximo da familia, quem nunca que não fez isso que jogue a primeira pedra,e os vereadores antes de serem paus mandados deveriam estar mostrando serviço,pois estão com seus salarios aumentado para trabalharem e não ficarem atrapalhando o prefeito ou outra autoridade qualquer.mostrem o trabalho de voces que até agora não vi nada.
 
Teresa Moura em 26/03/2013 09:59:15
Se vcs prestarem bem atenção tem muitos parentes do Bernal empregados na administração publica, no gabinete do Dep. Estadual Amarildo Cruz por exemplo, a troca de favores foi assim vc me da a EMHA e eu emprego todos seu parentes, e uma vergonha...
 
Samuel M. Ornelas em 26/03/2013 09:54:47
Fora Bernal!!!!!
 
luiz trindade rocha em 26/03/2013 09:52:58
Impressonante como as pessoas defendem o prefeito Bernal mesmo este sendo errado, ferindo a constituição e levando o município de Campo Grande ao chamado "Oba oba"! Lamentável!
 
Marcos Sanches em 26/03/2013 09:52:45
todo mundo agora critica e fala mal dos governantes. Eu não estou aqui defendendo ninguém, não votei nele, e meu candidato a vereador não se elegeu.Estou aqui pra levantar uma questão, de que o poder de mudança está em nossas mãos. Se vc que critica, fala mal, reclama, se indigna com os acontecimentos, mas no dia da eleição não dão a minima em quem vão votar, só pode dar nisso. Não adianta reclamar! é esperar as próximas eleições e tentar fazer diferente. Vejo algumas pessoas postando suas indignações nas redes sociais, criticando o governo, e quando eu pergunto em quem eles votaram, muitos não se lembram, outros venderam o voto, e alguns nem votaram porque dizem que é perda de tempo e não adianta... Ai eu me pergunto, que moral um individuo desse tem em criticar, se nem votar ele vai??
 
Adolfo Xavier em 26/03/2013 09:50:13
Esse sujeito de Forte Olimpo (Py) nunca me enganou.
 
Marcelo Batio em 26/03/2013 09:47:46
Falar sobre o que pessoal??? A cidade está em decadência e vocês querem se alienar??? Tem que falar todos os dias para que o campograndense acorde e perceba que votar em alguém porque ele é um ótimo radialista não ajuda a cidade crescer e se desenvolver. O Benal não está trabalhando, simplesmente assumiu a prefeitura e está se achando o rei da cocada preta, esta é a verdade!!! Além de não prestar contas, não limpar a cidade, não fazer licitações, ainda por cima contrata parentes. Não dá para fechar os olhos para isso. FORAAAAAAA BERNALLL!!!! Já!! ;)
 
silmara nantes em 26/03/2013 09:26:18
Se eu fosse prefeito gostaria de colocar as pessoas em que confio...até no governo Estadual, sei que existe nepotismo uma secretária tem a mulher dela como superintendente em uma repartição. Isso também é nepotismo.
 
lizete oliveira em 26/03/2013 09:20:55
Cunhado não é parente...qual o problema em nomeá-lo? Carga em comissão é para pessoas de confiança e não para inimigo e se ele tem capacidade técnica qual o problema? E a maioria dos vereadores não tem moral para condenar o prefeito por esse motivo, eles (os vereadores) devem ter parentes nomeados em seus gabinetes ou em gabinetes de 'amigos', espécie de nepotismo cruzado, que todos nós sabemos que existe.
 
Marcela Silveira em 26/03/2013 09:20:02
só uma perguntinha: quem era o secretário de saúde do prefeito Nelson Trad Filho? quanto ao sr. Paulo Lopes eu pergunto será o Libano um exemplo de republica?
 
sergio falei em 26/03/2013 09:08:54
Eu só acho que tá uma guerra de pobre mesmo entre o poder publico e esse jornal que eu adorava ler, mas não sei se lei facebok ou esse jornal pelo amor de qualquer coisa muda o assunto, não aguento mais isso...
 
rosalia pereira martins em 26/03/2013 08:50:54
Muito engraçado esses vereadores e demais.... porque será que eles não querem trabalhar..... será que eles não tem parentes, nenhum? e nos cargos de assessores... é bom eles olharem para seus próprios humbigos.... porque o pau do galinheiro deles não está menos limpo não..... eles esquecem que quem pagam os salários deles somos nós.... porque ao invés de ir contra o novo prefeito, não procura ver a cidade, o que ela necessita, unir as forças e trabalhar, mais não tem que dividir base aliada e não aliada..... a população é muito ignorante no sentido de não ter o conhecimento, nas mãos do poder que tem, prefere ficar metendo o pau ao invés de ajudar a renovar a cidade, chega de desmando que havia.... chega de falcatruas, de licitações fabulosas, vamos deixar de ser idiotas....
 
LIGIAN LAPAS em 26/03/2013 08:47:54
que vergonha as vezes de aumentar o salário dos servidores municipais que ganham uma miséria fica colocando parente, é bem cara de pau mesmo, fora bernallllllllllllllllllllllllllllllllll.....
 
maria candida em 26/03/2013 08:45:24
E o Bernal? bom o Bernal está achando que aqui é o País (PY) dos ascendentes dele lá é uma zona só, então ele quer fazer o mesmo com a nossa Capital.
 
Paulo Lopes em 26/03/2013 08:14:27
Fala sério....nada mais me assusta vindo do Bernal, ai eleitores revoltados que votaram no atual prefeito...deram tiro no pé !
 
wilian cardoso em 26/03/2013 08:02:21
CONCORDO COM A SILVANA... TODOS OS DIAS SO SE FALA EM BERNAL...BERNAL !!!! DEIXA O CARA TRABALHAR
 
DANIEL MATOS em 26/03/2013 07:52:51
Campo Grande e a administração nada difere da época em que Zeca do pt administrou, a cidade está suja , escura e abandonada , e para piorar o nepotismo na cara dura..até quando??
 
LINA BASTOS em 26/03/2013 07:30:18
Eu acho tudo errado, se os cargos são de confiança, conforme eles mesmo aprovaram, o nelson ou o alcides teria direito em dar para quem eles confiarem. Imagina eu sou prefeito e deixar de ajudar alguém que eu conheço bem par ajudar estranho. Sou contra essa Lei. Não pode contratar parente, mas pode gastar o dinheiro público com propaganda de Partido. Você acha certo??????
 
luiz alves em 26/03/2013 07:22:56
QUE É ISTO CAMPO GRANDE ! É UMA VERGONHA SE O PODER PÚBLICO DEIXAR ISTO ACONTECER....VAMOS GENTE , VAMOS TOMAR UMA INICIATIVA QUANTO A ISTO É UM HORROR!!!!!!!
 
ely monteiro em 26/03/2013 06:07:53
vá lá vai! até a barraca abana!!! vai virar a casa da tia joana, agora é hora dos vereadores mostrarem oque valem, apliquem as leis!
 
SILMAR OLIVEIRA em 26/03/2013 05:31:34
Isto é nepotismo claro! Afronta a Constituição Estadual e a Súmula vinculante nº 13 do STF que veda o nepotismo em todos os poderes, cabe salientar ainda que os cargos citados na reportagem são de cunho administrativo, e não político, e, por isso, não estão acobertados pela a exceção a que se refere a súmula nº 13 aos cargos políticos como de secretários e ministros. MPE nele!!!
 
Marcelo Moreira em 25/03/2013 23:18:12
Credo gente deixa o prefeito peralta trabalhar, com certeza ele deve ter lido o horóscopo e achou um bom momento pra ajudar pessoas próximas ...
Estou com vc sr prefeito peralta, continue assim, todos seus eleitores querem ouvir o sr. "Cruzando fronteiras"
Viva a mudança !!!!
As pessoas em primeiro lugar!!!
 
Amadeu Silva em 25/03/2013 22:26:09
Sensacional heim!
 
Luciano Bandeira em 25/03/2013 22:16:16
Eu me divirto com a decepção (já prevista) dos eleitores do Bernal; milhares estão mordendo a própria orelha... kkkkkkkkkkkkkkkk vejam o abandono que está Campo Grande.
 
Aldo Bernardo Silva em 25/03/2013 21:32:55
Queremos o Bernal fora já!
 
Costa Morais em 25/03/2013 20:40:59
É povo de Campo Grande vcs queriam mudança, aí está. Isso é o reflexo do povo que o elegeram, vão demoram para aprenderem a votar, depois não reclamem.
 
José Saldanha em 25/03/2013 20:29:16
E então?? Fica por isso mesmo? A Lei diz que é ilegal e os vereadores aprovam tal medida? O que se passa na cabeça do Bernal colocar os seus parentes sabendo que pode a Lei vigente derrubar essa medida. Se isso for verdade eu vou rasgar o meu título e nunca mais piso em urna nenhuma para votar em bandidos, travestidos de homens públicos.
 
Jackson Trindade em 25/03/2013 20:28:56
Recomendo que seja lida e interpretada de forma coerente a Súmula número 13 do STF, pois nela há uma exceção para os cargos de agentes políticos (é importante saber também a diferença entre agente público e agente político). Cargos de Ministros e Secretários enquadram-se na categoria de agentes políticos...
 
Solange Barros em 25/03/2013 20:25:58
Já sei: o sr peralta bernal vai falar com voz de radialista " são técnicos capacitados"...
Vergonha!!!
As pessoas em primeiro lugar, farinha pouca meu pirão primeiro....
Sera q vamos ter o desprazer de ter essa pessoa como prefeito por 4 anos?
Queriam mudança: toma; urna nao é sanitário!!!
 
Amadeu Silva em 25/03/2013 20:17:34
Pelo amor de Deus...o que estão esperando para tirar esse homem daí?
 
Paulenir de Barros em 25/03/2013 20:08:16
Este é o Prefeito traz parente. Uma vergonha!
Aí está "AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR", principalmente pessoas da família.
Enquanto isso, profissionais que foram aprovadas em concurso público e nomeadas para a função, simplesmente tiveram seus Atos revogados.
Formulei uma denúncia no MPE e o pessoal simplesmente "cagou e andou" pra mim.
Isto sem contar sua autopromoção nos outdoors das obras em realização da Prefeitura, com uma figura assemelhada a três pessoas, porém fica evidente que a primeira é uma letra "A" e a outra, com formato de coração, nada maís é do que a letra "B" voltada para cima.
Denunciei também no MPE e me disseram que não tinha nada de consistente para apurar. Ou seja, minha denúncia era vazia.
 
Carlos Silva Oliveira em 25/03/2013 20:07:19
ISSO NÃO E NADA. EM BELA VISTA O PREFEITO EMPREGOU A FAMÍLIA INTEIRA (MULHER, SOBRINHO, SOBRINHA, NORA, ETC..) SÓ PRIMEIRO ESCALÃO. FARRA COM O DINHEIRO PUBLICO. OS CORRELIGIONÁRIOS ESTÃO CHUPANDO DEDO ESPERANDO UMA TETINHA PRA MAMA. KKKKK
 
ANDERSON CARDOZO em 25/03/2013 19:53:20
Ninguém merece mesmo, parece que não existe outro assunto ou algo mais importante para tratar nesse jornal. é só Bernal, Bernal, Bernal, não tem outro assunto, parece coisa de comadre desocupada que tem o que fazer. Nossa já deu!! Vocês são um grande veículo de informação na nossa cidade, mas poderiam diversificar né? Troca a fita, muda de assunto...
 
Silvana Gomes em 25/03/2013 19:49:35
Que vergonha!!!!ainda bem q n votei nele!!!
 
Luana verti em 25/03/2013 19:44:02
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions