ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Política

Prefeitos do Estado seguem para Brasília e participam de Marcha

Fabiano Arruda | 09/05/2011 18:21
Presidente da Assomasul já está na capital federal. (Foto: Divulgação)
Presidente da Assomasul já está na capital federal. (Foto: Divulgação)

Cerca de 40 prefeitos de Mato Grosso do Sul vão para Brasília (DF), onde integram a “XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios”, que começa amanhã, organizada pela CNM (Confederação Nacional de Municípios).

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e prefeito de Chapadão do Sul, Jocelito Krug, já está na capital federal. A maioria dos prefeitos deve seguir nesta terça.

O chefe do Executivo Municipal de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), deve ir na quarta-feira. Os prefeitos devem permanecer em Brasília até quinta-feira.

Segundo informações da Assomasul, os prefeitos também devem se reunir com a bancada federal sul-mato-grossense.

Entre as reivindicações da Marcha neste ano estão temas como a carga tributária bruta brasileira de 2010, o mapeamento dos restos a pagar da União em 2011 relativos a transferências a Municípios.

Segundo informações da CNM, dos R$ 128 bilhões de restos a pagar referentes a 2007, 2008 e 2009, cerca de R$ 20,3 bilhões eram destinados aos municípios.

A Emenda 29, que redefine os percentuais de aplicação de recursos na área de saúde pública pelas três esferas administrativas, deve constar na pauta de reivindicações, como no ano passado.

A presidente Dilma Rousseff (PT) deve comparecer ao encontro municipalista amanhã às 16 horas (de MS).

Atividades - A edição deste ano da Marcha prevê novidades como o lançamento oficial do Observatório do Crack, plenárias com propostas da CNM para aperfeiçoar o pacto federativo e uma conferência nacional de primeiras damas. Como nos outros anos, o Congresso Nacional sediará as bancadas parlamentares.

Nos siga no Google Notícias