ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Presidente do TRE diz que estrutura está pronta para enfrentar fake news

"Ao invés de acompanhar o processo feito com seriedade, as pessoas preferem postar fake news nas redes sociais", afirma Lós

Aline dos Santos | 27/10/2018 13:24
Presidente do TRE diz que estrutura está pronta para enfrentar fake news
Segundo Lós, expectativa é que resultado da eleição para governador seja divulgado às 19h de amanhã. (Foto: Henrique Kawaminami)
Segundo Lós, expectativa é que resultado da eleição para governador seja divulgado às 19h de amanhã. (Foto: Henrique Kawaminami)

Com o segundo turno das Eleições 2018 marcado para amanhã (dia 28), o presidente do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral), João Maria Lós, afirma que a estrutura está montada para responder a fake news que circulam por aplicativo de bate-papo e redes sociais.

“A estrutura está montada para responder qualquer fake news, boatos no dia da eleição. Estamos coletando informações dos cartórios eleitorais e mantendo contato direto com o Tribunal Superior Eleitoral. Qualquer fake news, nós vamos responder prontamente”, afirma.

Diante das reclamações do primeiro turno, a eleição de amanhã terá o dobro de juizes eleitorais, promotores e aumento do policiamento. Caso o eleitor tenha problemas ao registrar o voto, a situação será registrada em ata pelo mesário e a pessoa também deve fazer denúncia por meio do aplicativo Pardal. 

Inicialmente, a orientação do TSE era de que o mesário fizesse o registro no sistema eletrônico. “Mas não temos telefones para todos os mesários e não podemos exigir que ele use o aparelho dele”, afirma o presidente do TRE/MS.

Segundo ele, a expectativa é de eleições tranquilas, com o resultado para governador divulgado às 19h. Hoje, o TRE fez sorteio para procedimentos de segurança: auditoria em tempo real e fiscalização paralela. Porém o evento teve pouco público. “Ao invés de acompanhar o processo feito com seriedade, as pessoas preferem postar fake news nas redes sociais”, afirma.

Alerta - O eleitor que digitar o número e não ver a foto do candidato escolhido deve apertar a tecla corrige, de cor laranja, e repetir a operação, lembrando que, em certos casos, é preciso aguardar por alguns segundos até o aparecimento da foto.

Se a situação persistir, o eleitor deve acionar o mesário, que vai verificar o funcionamento da urna. O principal alerta é de que o eleitor, diante de uma eventual falha não aperte a tecla verde, confirmando o voto.

No primeiro turno, nenhuma urna foi substituída por falta de fotos. Dos 6.853 equipamentos utilizados em Mato Grosso do Sul, 84 urnas acabaram substituídas, o que corresponde a 1,23% do total.

Presidente do TRE diz que estrutura está pronta para enfrentar fake news
Nos siga no Google Notícias