ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Política

Problema de saúde adia colocação de tornozeleira eletrônica em Bumlai

Bumlai está em prisão domiciliar para tratamento de saúde e iria colocar tornozeleira hoje

Silvia Frias e Aline dos Santos | 15/08/2019 11:24
José Carlos Bumlai após passar por exame no Instituto Medico Legal (IML), em Curitiba (Foto/Arquivo: Geraldo Bubniak / Agência O Globo)
José Carlos Bumlai após passar por exame no Instituto Medico Legal (IML), em Curitiba (Foto/Arquivo: Geraldo Bubniak / Agência O Globo)

A 12ª Vara de Execução Penal de São Paulo adiou audiência prevista para hoje, em que o pecuarista José Carlos Bumlai deveria comparecer para colocar a tornozeleira eletrônica. A nova data ainda será designada, mas já se sabe que ele ficará em São Paulo.

Desde o dia 18 de março de 2016, Bumlai cumpre prisão em regime domiciliar para tratamento de saúde, por conta de câncer na bexiga.

No dia 30 de julho, a juíza Carolina Lebbos, determinou que ele passe a cumprir prisão domiciliar, mas com tornozeleira eletrônica. O cumprimento antecipado da pena foi decidido pelo TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, após o julgamento dos recursos apresentados à segunda instância.

Havia pendência se Bumlai viria para Mato Grosso do Sul, onde tem família residindo, porém, o advogado Conrado de Almeida Prado, que representa o pecuarista, disse que essa audiência será em São Paulo.

Conrado explicou que o adiamento foi determinado justamente pelo tratamento, já que o pecuarista esteve recentemente internado no Hospital Sírio Libanês, em decorrência de isquemia.

Bumlai e mais mais 10 investigados na Operação Lava Jato foram denunciados pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Pela denúncia do MPF (Ministério Público Federal), o pecuarista usou contratos firmados com a Petrobras para quitar empréstimos com o Banco Schahin.

Depoimentos de investigados que assinaram acordos de delação premiada revelam que o empréstimo de R$ 12 milhões destinava-se ao PT e foi pago mediante a contratação da Construtora Schahin como operadora do navio-sonda Vitória 10.000, da Petrobras, em 2009.

Bumlai foi condenado a 9 anos e 10 meses de reclusão por gestão fraudulenta de instituição financeira e corrupção. A defesa de Bumlai já apresentou recurso aos tribunais superiores. O pecuarista também foi condenado a pagar R$ 82,4 milhões em multa e reparação de danos.

Bumlai foi também condenado, em primeira instância, na ação que envolve o sítio de Atibaia a 3 anos e 9 meses de prisão pelo crime de lavagem de dinheiro. A pena ainda não foi confirmada pelo TRF-4. (Com informações do jornal O Globo).

Nos siga no Google Notícias