ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Política

Programa quer estimular diagnóstico precoce de câncer em adolescentes

Leonardo Rocha | 28/02/2017 10:43
Projeto de Antonieta Amorim segue para as comissões da Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)
Projeto de Antonieta Amorim segue para as comissões da Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)

A deputada Antonieta Amorim (PMDB) apresentou projeto na Assembleia Legislativa, que tem a intenção de promover uma série de atividades para prevenir e combater o câncer em crianças e adolescentes, no Mato Grosso do Sul. Estas políticas públicas visam estimular o diagnóstico precoce da doença.

Entre as atividades prevista está a realização de campanhas de conscientização, que mostrem a importância da prevenção, nesta faixa etária. Seriam distribuídos e fixados cartazes informativos, sobre os sintomas da doença, assim como a importância de se fazer uma avaliação médica, para dispor de um tratamento o mais rápido possível.

A autora destacou que uma eventual "omissão" do Estado nas ações preventivas, pode inclusive levar a morte de crianças e adolescentes. "O Poder Público tem papel fundamental na conscientização da população com relação à prevenção e tratamento de doenças", disse ela.

As informações e campanhas também seriam veiculadas em escolas, creches, terminas de transporte coletivo, unidades de saúde, edificações , além de praças e parques. Restará ao poder público capacitar os professores para que possam identificar sintomas e fazer o encaminhamento para o serviço médico.

A proposta ainda defende um programa de apoio psicológico para os familiares e crianças com câncer, tendo uma equipe multidisciplinar à disposição. Para viabilizar estes atendimentos, também está previsto parceria com entidades públicas e privadas.

O projeto segue para as comissões permanentes, para depois ser votado em plenário pelos deputados estaduais. Caso seja aprovado, ainda passa pelo crivo do governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode sancionar ou vetar a proposta.

Nos siga no Google Notícias