ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Projeto de lei quer tornar obrigatório hino nacional nas escolas da Capital

Para o autor da proposta, a adoção das referências ao País e cidade é forma "indispensável" de concretizar "valores cívicos"

Mayara Bueno | 24/03/2018 16:13
Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).
Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).

Um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Campo Grande quer tornar obrigatório a entoação dos hinos do Brasil e da Capital nas escolas das redes públicas municipais e privadas.

Já existe uma lei federal (12.031, de 2009) que prevê a execução do hino nacional brasileiro nas instituições de ensino. Porém, o projeto de lei a nível municipal inclui o hino da Capital, além do hasteamento da bandeira da cidade e do Brasil.

Ainda há a previsão de leitura de texto religioso. Embora o artigo 2º da proposta fale que "será feita" a leitura de texto bíblico, o parágrafo seguinte afirma que a medida é "facultativa" e, se ocorrer, será no começo da primeira aula da manhã e da tarde. Vale lembrar que o País é considerado estado laico, portanto, possui posição neutra no campo religioso.

Para o vereador autor do projeto, Willian Maksoud (PMN), a adoção das referências ao País e cidade é forma "indispensável" de concretizar "valores cívicos", que podem ajudar a formar o cidadão.

"A inversão desses valores, a qual temos presenciado atualmente, está ligada à ausência de atividades que despertem em nossas crianças e em nossos jovens o amor pelos seus símbolos e pela sua pátria".

Para valer, a proposta precisa ser aprovada pela maioria dos 29 vereadores e depois ser sancionada pelo prefeito de Campo Grande. Por enquanto, o projeto de lei ainda não foi pautado para discussão.

Nos siga no Google Notícias