A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 16 de Janeiro de 2018

20/05/2016 12:58

Projeto que pode suspender taxa de iluminação pública começa a tramitar

Alberto Dias

A taxa de iluminação pública cobrada nas contas de energia elétrica poderá ser suspensa por 180 dias em Campo Grande, se aprovado o projeto de lei complementar apresentado à Câmara Municipal pelo vereador Edil Albuquerque (PTB). No texto, o parlamentar alega que existem R$ 53 milhões em caixa provenientes dessa contribuição, chamada Cosip, e o valor seria suficiente para manutenção de postes da Capital por 35 meses.

A proposta, que pede a suspensão temporária das cobranças, foi apresentada em plenário na sessão de quinta-feira (19). Se virar lei, a empresa concessionária de distribuição de energia elétrica, Energisa, deverá eliminar a taxa pelo período determinado. ”Em um momento tão difícil em que o povo enfrenta o retorno da inflação e do desemprego, esses 53 milhões parados em caixa devem ser revertidos para iluminação das vias, praças e áreas públicas sem onerar os contribuintes”, pondera.

Para Edil, a suspensão seria “uma folga no bolso da população“, disse. O parlamentar denuncia ainda que o Executivo Municipal não está cumprindo o artigo 10 da Lei Complementar n° 58, de setembro de 2003, que obriga a Prefeitura a enviar ao Legislativo anualmente uma tabela com alíquotas reduzidas, consonante à política de redução de custos. Assim, o projeto também determina que nos 180 dias em que a taxa estiver suspensa, o Executivo apresente um planejamento com as planilhas contendo alíquotas reduzidas para diminuir os custos da taxa para o consumidor.

Entidades planejam campanha contra taxa de iluminação
Entidades fazem uma reunião no dia 20 de fevereiro, próximo sábado para elaborar um campanha de esclarecimento sobre os direitos do consumidor em rel...
Conselho do TSE discute prevenção de notícias falsas na campanha eleitoral
O Conselho Consultivo formado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para discutir internet e eleições fez hoje sua primeira reunião neste ano. Na pa...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions