ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Projeto quer isenção de ICMS para medicamentos contra coronavírus

Proposta coloca na lista de medicamentos a cloroquina, que está sendo testado em alguns países, inclusive o Brasil

Leonardo Rocha | 28/03/2020 08:02
Deputados estaduais durante sessão na Assembleia (Foto: Luciana Nassar - ALMS
Deputados estaduais durante sessão na Assembleia (Foto: Luciana Nassar - ALMS

O projeto do deputado João Henrique Catan (PL) quer isenção temporária de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para medicamentos que já estão sendo usados para o tratamento do novo coronavírus. Entre eles a “cloroquina”, “azitromicina” e um derivado.

Estes medicamentos começaram a ser usados nos Estados Unidos e alguns países da Europa, tendo resultados positivos em pacientes infectados, por esta razão também está sendo testado no Brasil, a princípio naqueles (pacientes) que estão em estado grave.

A intenção da proposta é facilitar o acesso a estes medicamentos. No texto também inclui a isenção (ICMS) a derivados do “Hidroxicloroquina”. Esta redução tributária começaria agora durante a pandemia e seguiria até 30 de setembro.

“Ficou comprovado que pacientes internados e em estado grave da doença têm se beneficiado com a aplicação destes medicamentos. Além disso, outro público também será contemplado, como aquele que sofre com doenças como artrite reumatoide, lúpus, entre outras”, justifica o autor.

A proposta precisa passar pelas comissões, antes de ser votada em plenário pelos deputados. Por enquanto a Assembleia está com suas atividades paralisadas até o dia 2 de abril. Durante este período no entanto, os deputados já se reuniram uma vez para votar o estado de calamidade pública em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias