ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Política

PSDB só apoia Simone se Puccinelli desistir do governo, diz presidente nacional

Bruno Araújo quer a desistência do MDB em favor de Eduardo Riedel e tucanos de outros dois estados

Adriel Mattos | 26/05/2022 07:45
Executiva Nacional do PSDB quer que ex-governador André Puccinelli (à esquerda) desista para que MDB apoie Riedel (ao centro). (Foto: Divulgação)
Executiva Nacional do PSDB quer que ex-governador André Puccinelli (à esquerda) desista para que MDB apoie Riedel (ao centro). (Foto: Divulgação)

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, disse na quarta-feira (25) que o partido só apoiará a senadora Simone Tebet (MS), se o MDB desistir e apoiar o pré-candidato do PSDB ao governo do Estado, Eduardo Riedel. O ex-governador André Puccinelli é o postulante emedebista.

Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, Araújo citou três fatores para que os tucanos endossem o nome de Simone. O primeiro já foi cumprido ontem, quando o MDB confirmou a pré-candidatura da senadora.

O segundo é incluir o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (PSDB-RJ), no processo de elaboração do programa de governo. E o terceiro é desistir de três pré-candidaturas emedebistas a governos estaduais para apoiar os tucanos.

“O Rio Grande do Sul, onde a liderança de Eduardo Leite é fundamental na eleição estadual. Isso se repete no Mato Grosso do Sul, estado da senadora Simone Tebet e governado pelo PSDB. Não nos parece coerente que não haja essa unidade. E Raquel Lyra em Pernambuco. Esses três estados são fundamentais para avançarmos nessa construção”, disse o presidente nacional do PSDB.

A reunião da cúpula tucana, marcada para terça-feira (24), foi adiada mesmo após o MDB referendar Simone. O Cidadania se adiantou e anunciou que apoiará a sul-mato-grossense, faltando apenas o PSDB para selar o acordo dos três partidos em torno da candidatura da chamada terceira via.

Enquanto o MDB não abrir mão das pré-candidaturas em Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rio Grande do Sul, o PSDB não pretende marcar a reunião que decidirá pelo apoio à senadora.

“Não vamos mais criar a expectativa de prazos. Os prazos nos desgastaram muito com a opinião pública. O prazo será o da política”, afirmou Araújo.

Sem citar nomes, ele destacou que parlamentares tucanos vão auxiliar nas tratativas estaduais. “Destacamos um conjunto de parlamentares nossos que vão sentar com o MDB nessa construção. Eventuais resistências são naturais da política, mas o PSDB está sentando à mesa para discutir (o apoio a) uma candidatura que não seja nossa pela primeira vez desde 1989”, pontuou.

Vice – O presidente nacional disse ainda ser natural que o partido indique o vice na chapa de Simone. Estão sendo sondados o senador Tasso Jereissati (CE); o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e João Doria, ex-governador paulista que abriu mão de se candidatar nesta semana.

“Estamos no campo da especulação, mas o senador Tasso tem tamanho para ser candidato a presidente da República. Tem o Eduardo, que disputou as prévias, e outras lideranças nossas, como a senadora Mara Gabrilli [SP]. Essa será a última etapa. Não vão faltar alternativas”, avaliou.

Araújo minimizou eventuais resistências de aulas do PSDB à Simone. “O que eu creio é que quando houver a reunião da executiva, já teremos uma posição muito clara de qual será o nosso caminho, mesmo que eventualmente haja divergências. A reunião vai acontecer quando essa decisão estiver amadurecida no partido com a construção dos pilares que citei”, frisou.

Nos siga no Google Notícias