ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Política

Puccinelli sabia que MS fraudava BNDES para pagar propinas, diz PF

Ricardo Campos Jr. | 11/05/2017 10:39
Delegado da Polícia Federal Cleo Mazzotti (segundo da esquerda para direita) fala sobre a operação junto com dirigentes de órgãos que auxiliaram nas investigações (Foto: Marcos Ermínio)
Delegado da Polícia Federal Cleo Mazzotti (segundo da esquerda para direita) fala sobre a operação junto com dirigentes de órgãos que auxiliaram nas investigações (Foto: Marcos Ermínio)

O ex-governador André Puccinelli (PMDB) é apontado como um dos beneficiários do esquema criminoso que fraudava licitações e lavava dinheiro. Em coletiva na manhã desta quinta-feira (11), o delegado da Polícia Federal Cleo Mazzotti afirmou que ele garantiu recursos junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) que depois foram desviados.

“Entendemos que ele sabia da propina e, quanto ao direcionamento, não era diretamente para ele, mas a pessoas e empresas, sendo ele um dos principais gerenciadores na obtenção dessa propina”, afirma o delegado.

A PF (Polícia Federal) chegou a pedir a prisão preventiva contra Puccinelli, mas como alternativa foram aplicadas medidas cautelares, como colocação de tornozeleira, proibição de deixar a cidade e fiança de R$ 1 milhão, que o governador não tem como pagar por ter os bens bloqueados, segundo adiantou o advogado do ex-governador, Renê Siufi.

Foi estipulado prazo de dois dias para recolher a quantia. Ficará a critério da Justiça definir o que será feito se não houver o pagamento. Uma das possibilidades, segundo Mazzotti, é conversão das cautelares em prisão.

“A investigação é feita para identificar a organização, ressarcir o dinheiro e penalizar os responsáveis”, afirmou o delegado.

Movimentação - A quarta fase da operação Lama Asfáltica, que investiga prejuízo de R$ 150 milhões aos cofres públicos por fraudes de licitações e lavagem de dinheiro. André Puccinelli prestou depoimento pela manhã e deixou a sede da PF (Polícia Federal) em uma das viaturas para colocar uma tornozeleira eletrônica.

Foram presos André Cance, ex-secretário-adjunto da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), o dono da gráfica Alvorada, Micherd Jafar Junior; há mandado de condução contra o ex-coordenador de licitações da Semad (Secretaria Municipal de Administração), Mauro Cavalli, que ainda não foi localizado.

Cance e Jafar Junior estavam na Capital e foram levados para a PF nas primeiras horas da manhã. Cavalli foi encontrado por policiais federais em uma fazenda no município de Bonito, apontado como sendo "laranja" do ex-governador André Puccinelli em crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de bens.

Além disso, durante o início da manhã, a polícia encontrou munições na casa do Proprietário da H2L Soluções, Rodolfo Holsback. Ele foi detido e está prestando depoimento na sede da Polícia Federal nessa manhã.

Também há nove mandados de condução coercitiva, 32 de busca e apreensão, além do sequestro de valores nas contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas.

No interior, mandados foram cumpridos na sede da Eldorado Brasil em Três Lagoas e também nas cidades de Porto Murtinho e Nioaque. Policiais também vasculharam empresas em São Paulo e Curitiba.

* texto editado às 16h20 para correção de informação

Nos siga no Google Notícias