ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Relator apresenta parecer favorável ao processo de impeachment de Dilma

Michel Faustino | 04/05/2016 14:27
Senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) é o relator do processo no Senado. (Foto: Agência Senado)
Senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) é o relator do processo no Senado. (Foto: Agência Senado)

O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), relator do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) no Senado, emitiu parecer favorável à abertura de processo contra a presidente e ao dela do cargo. O parecer, de 126 páginas, começou a ser apresentado na tarde desta quarta-feira (4) na reunião da comissão especial de impeachment.

"Em face do exposto, a denúncia apresenta os requisitos formais exigidos pela legislação de vigência, especialmente pela Constituição Federal, para o seu recebimento", diz o trecho do documento.

O relatório será votado na sexta-feira (6), quando deve ser aprovado pela maioria dos 21 membros da comissão. Em seguida, o parecer é votado novamente no plenário do Senado, onde é preciso o apoio da maioria simples dos senadores (41 votos, se os 81 senadores estiverem presentes).

A aprovação da abertura de processo pelo Senado leva ao afastamento temporário de Dilma do cargo, por até 180 dias ou até o fim do processo, e marca o início do julgamento de fato da petista. Se condenada, Dilma perde o mandato e fica inelegível por oito anos.

O processo de impeachment considera dois pontos: as supostas pedaladas fiscais contra o Banco do Brasil em 2015 e seis decretos de abertura de crédito ao Orçamento do mesmo ano.

A denúncia usa o argumento do TCU (Tribunal de Contas da União) de que os atrasos do governo nos repasses do Plano Safra para o Banco do Brasil configuram na prática um empréstimo ilegal, feito do banco público para o governo.

Nos siga no Google Notícias