A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

22/06/2009 09:46

Resende diz que prorrogação de mandato é um golpe

Redação

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS) disse que a proposta de unificar as eleições através da prorrogação dos mandatos do presidente da República, dos governadores, senadores e dos deputados federais e estaduais é uma tentativa de dar um golpe. Resende participou, nesta terça-feira, da abertura da 1ª Convenção Estadual de Procons, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

"Sou favorável às eleições unificadas, mas qualquer prorrogação de mandato é golpe e eu não participo de golpe", afirmou. "Tem que aumentar os mandatos de quem for ser eleito em 2014 ou 2016. Teremos que ter um lapso de tempo".

Resende afirma que a unificação de mandatos irá gerar uma economia aos cofres públicos, pois haverá o dobro de intervalo de tempo entre uma eleição e outra. "Os gastos com eleições são astronômicos e essa conta quem paga é a população", diz.

Pelo sistema atual, as eleições acontecem de dois em dois anos. Se não houver mudança, em 2010 serão realizadas eleições para governador, senador, deputados federais e estaduais. Dois anos depois, ocorrerão as eleições municipais, para prefeitos e vereadores.

Outra PEC (Proposta de Emenda Constitucional) criticada por Resende é a que permite reeleição por dois mandatos consecutivos, o que na prática favoreceria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula poderia disputar mais uma eleição ao mesmo cargo. "Não sou oportunista, voto contra", disse.

No entanto, Resende prevê que as duas propostas - de prorrogação e de criação do 3º mandato - não chegarão ao plenário da Câmara dos Deputados. Ele disse que as propostas dificilmente passarão pelas comissões.

Sobre a prorrogação dos mandatos atuais, Resende é enfático. "Eu acho que a proposta não passaria. A população e a imprensa vão mostrar que isso é mais um momento golpista", afirmou.

A PEC que prorroga as eleições para presidente, governador, deputados e senadores até 2012 é do deputado Ernandes Amorim (PTB-RO). Já a proposta do 3º mandato do presidente Lula é de Jackson Barreto (PMDB-SE).

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions