ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Política

Roteiro de Lula na campanha pela reeleição de Dilma não inclui MS

Josemil Arruda | 19/04/2014 10:49
Delcídio não deverá contar com a participação de Lula em seu palanque eleitoral  (Foto: arquivo)
Delcídio não deverá contar com a participação de Lula em seu palanque eleitoral (Foto: arquivo)

O roteiro de visitas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principal liderança nacional do PT, a partir de maio, em apoio à reeleição da presidenta Dilma Roussef não inclui Mato Grosso do Sul, onde o senador petista Delcídio do Amaral (PT) deverá disputar o governo do Estado contra o ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB). É o que revela reportagem da Folha de São Paulo, publicada hoje e assinada por Patrícia Britto e Diógenes Campanha.

A cúpula nacional do PT considera que causaria constrangimento a aliados a ida de Lula a estados em que PT e PMDB tem candidatos a governador diferentes. O mesmo valendo quando a estados onde o PT esteja buscando aliança com partidos que fazem oposição à presidenta Dilma Roussef, o PSDB, DEM ou PPS.

Mato Grosso do Sul se encaixa nas duas situação. Aqui PT e PMDB terão candidatos diferentes à sucessão do governador André Puccinelli e também os petistas buscam aliança com partidos que se opõem a Dilma, como o PSDB, que poderá indicar o deputado federal Reinaldo Azambuja como candidato a senador na chapa majoritária liderada pelo PT.

As prioridades de Lula são estados com maior peso eleitoral, governados por petistas e com alianças entre partidos da base de apoio.

No primeiro caso, São Paulo e Minas Gerais já têm sido priorizados desde fevereiro, com participação de Lula em atos com aparência de campanha eleitoral. Bahia, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Acre, por serem governados pelo PT.

São tidas como certas também visitas de Lula ao Paraná, onde a senadora Gleise Hoffmann (PT) tentará desbancar o governador Beto Richa (PSDB), em Goiás, no qual o PT vai lançar candidato para enfrentar o governador Marconi Perillo (PSDB) e em Pernambuco, estado natal do ex-presidente.

Nos siga no Google Notícias