ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

Russo defende PEC que acaba com votações secretas na Câmara e Senado

Nicholas Vasconcelos | 06/06/2012 16:43

-

O senador Antonio Russo (PR-MS) defendeu o fim do voto secreto nas votações do Senado e afirmou que vai votar a favor da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 50/2006 que estabelece o voto aberto como princípio geral das decisões do Legislativo, acaba com o voto secreto em processos de cassação de mandato parlamentar e no exame de vetos presidenciais.

Para Russo, o fim do voto secreto é uma tendência natural da democracia e um avanço político, já que o voto secreto é típico de ditaduras.

A PEC que estabelece mudanças no sistema de votação secreta no plenário do Senado deverá ser votada no dia 13 de junho no Plenário. A Proposta acrescenta artigo à Constituição para estabelecer o voto aberto como princípio geral das votações do Congresso, da Câmara e do Senado.

De acordo com a proposta, passarão a ser abertas as votações para decidir sobre perda de mandato de deputado ou senador por descumprimento de conduta prevista na Constituição, quebra de decoro ou condenação criminal. Também serão escolhidos por voto aberto governador de território e dirigentes do Banco Central.

Nos siga no Google Notícias