ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Política

Secretário reclama de 144 áreas invadidas em MS e da imagem de produtor “vilão”

“Precisamos mostrar que houve uma distorção mostrando o produtor como vilão e o índio como vítima”

Aline dos Santos e Helio de Freitas, de Dourados | 11/05/2019 13:12
A 55ª edição da Expoagro foi aberta neste sábado em Dourados. (Foto: Helio de Freitas)
A 55ª edição da Expoagro foi aberta neste sábado em Dourados. (Foto: Helio de Freitas)

Representando a ministra Tereza Cristina, o secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Luiz Nahban, afirma que é inaceitável ter 144 fazendas invadidas em Mato Grosso do Sul, criticou o MPF (Ministério Público Federal) e reclamou de distorção, que mostra o produtor rural como vilão.

Neste sábado (dia 11), Nahban participou da abertura da 55ª edição da Expoagro, em Dourados. “O objetivo do governo Bolsonaro é trazer segurança jurídica ao campo. Precisamos estar todos juntos, inclusive o Judiciário. Precisamos mostrar para a população brasileira que houve uma distorção mostrando o produtor como vilão e o índio como vítima. Não existe vítima e não existe vilão. Existe gente manipulada dos dois lados”, afirma.

Ele também criticou a atuação de organizações não governamentais. “Chega de ociosidade entre os índios, estão em situação calamitosa. Existem ONGs e parte do Ministério Público Federal que nos envergonha. Alguns promotores ficam advogando em causa própria em vez de aplicar a lei. Herdamos uma política equivocada de governos anteriores”.

Sobre a disputa fundiária em Mato Grosso do Sul, o representante do Ministério da Agricultura afirma que as invasões desrespeitam o estado democrático de direito, mas que o diálogo será mantido.

“Felizmente, a caneta não pode fazer tudo porque as instituições estão aí e precisam ser respeitadas”, afirma. No começo do ano, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) transferiu as demarcação de terra indígena da Funai (Fundação Nacional do Índio) para o Ministério da Agricultura.

A mudança foi por medida provisória, que está em análise no Congresso. Nesta semana, comissão aprovou manter a Funai no Ministério da Justiça, voltando também a ter responsabilidade pela demarcação de terras indígenas.

Nos siga no Google Notícias