ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Sem acordo, votação do Orçamento fica para o último dia

Paulo Fernandes | 21/12/2011 21:19

O governo não conseguiu acordo para votar o Orçamento da União para 2012 nesta quarta-feira. A CMO (Comissão Mista de Orçamento) fará amanhã a uma última tentativa de votar o relatório final do projeto orçamentário de 2012.

O impasse na votação é o reajuste para aposentados e pensionistas do INSS, informou o site Folha.com. Já de acordo com a Agência Senado, a falta de acordo político entre as lideranças partidárias também foi sobre temas como o aumento de recursos para compensar os estados pelas perdas da Lei Kandir.

A reunião da CMO chegou a ser adiada quatro vezes para que os parlamentares tentassem chegar a um consenso, o que não aconteceu.

Integrantes da comissão também vêm sendo pressionados para garantir aumento salarial a servidores do Judiciário e do Ministério Público da União, que voltaram a lotar a comissão para cobrar a concessão do reajuste.

Conforme a Folha.com, uma tese dá conta de que não há interesse do Executivo em aprovar o texto neste ano. Sem a aprovação, o governo, afirma a reportagem, ganharia tempo e escaparia das pressões para aumentar gastos em meio a crise financeira internacional.

Se o Orçamento não for votado neste ano, a presidente Dilma Rousseff começa 2012 podendo gastar menos que um décimo das receitas previstas para o ano que vem. Só que os congressistas têm pressa na votação, já que três meses antes da eleição não é mais permitido liberar dinheiro para novas obras.

Nos siga no Google Notícias