A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

30/07/2013 11:39

Sem luz e dinheiro para pagar salários, Sisem cobra R$ 655 mil de Bernal

Aline dos Santos
Bernal não repassou contribuição descontada do salário de servidores. (Foto: Cleber Gellio)Bernal não repassou contribuição descontada do salário de servidores. (Foto: Cleber Gellio)

O Sisem (Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Grande) cobra na Justiça que o prefeito Alcides Bernal (PP) repasse R$ 655.182 relativos ao imposto sindical e contribuição associativa. Sem dinheiro, a entidade teve a luz cortada e atrasou o pagamento dos salários dos funcionários há três meses. 

De maior valor, a ação para receber o imposto sindical, cobrado uma vez por ano de todos os servidores municipais, soma R$ 505.617. O processo deu entrada no dia 15 de julho.

Já a segunda ação foi distribuída ontem pela Justiça Estadual. O mandado de segurança pede liminar para pagamento imediato de R$ 149.565. Presidente do Sisem, Marcos César Malaquias Tabosa, parte para o ataque e diz que Bernal roubou o sindicato.

“A luz está cortada, os funcionários estão há três meses sem receber, o nome do Sisem foi para protesto e devem cortar a água nesta semana”, relata, sobre o cenário de penúria diante do bloqueio dos valores.

Segundo ele, a situação acontece desde março. “A gente tinha uma ‘gordurinha’. Agora tem até que usar dinheiro próprio”, reclama. O bloqueio do dinheiro foi denunciado por Tabosa em depoimento à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Calote, formada por vereadores para investigar a contratação de empresas com dispensa de licitação e por que outras ficam sem receber.

“Vem o procurador que já foi ‘ex-tudo’ e diz que o Tabosa é mentiroso”, dispara. Segundo o presidente do Sisem, o procurador-geral do município, Luiz Carlos Santini, afirmou que a Prefeitura recebeu orientação para não depositar os valores.

Em 24 de abril, devido a impasse sobre o período do mandato dos dirigentes sindicais, o MPT (Ministério Público do Trabalho) recomendou a Bernal que suspendesse os repasses ao Sisem . No dia 30 de abril, o MPT solicitou que decisão anterior perdesse o efeito.

Além da cobrança, o Sisem denunciou Bernal ao Ministério Público por improbidade administrativa e pede cassação de seu mandato. Em caso de condenação para pagar os valores, será cobrados juros e correção, desta forma, por tabela, o contribuinte também paga a conta.

 

Sisem denuncia Bernal ao MPE por reter dinheiro e fala em cassação
O presidente do Sisem (Sindicato dos Servidores Municipais), Marcos Tabosa, protocolou ontem (22) a denúncia contra o prefeito de Campo Grande, Alcid...
Governo do Estado investe R$ 9,2 milhões em infraestrutura em Caracol
Caracol vai receber mais de R$ 2,8 milhões em obras a serem executadas pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura e deputados federais e est...


esse sindicato deve ser mesmo muito bom porque ninguém dos seus associados tão nem ai kkk e me explica uma coisa pra que funcionário publico precisa de sindicato ???
 
DOUGLAS SILVA em 30/07/2013 22:50:38
Aos servidores:
Porque não pedir a extinção do Sisem que só dá prejuízo? Dê-me algum argumento forte para que eu mude de idéia...
 
Francisco Rocha em 30/07/2013 17:14:48
é, cadê os servidores que foram beneficiados pelo Sisem?? O quê o Sisem proporcionou ao servidores pelo Tabosa e sua "turma"?
 
Daniel Souza em 30/07/2013 17:11:58
vocês deveriam pedir a prestação de contas da gestão do tabosa... o MPT encaminhou o inquérito ao TJMS decidindo-se por não competente... acho que é covardia de quem deixa isso por isso mesmo... cadê os servidores municipais que são os maiores lesados?!!! Deveriam criar uma comissão e partir pela cassação deste oportunista...
 
LUCIA HELENA FLORES em 30/07/2013 17:09:22
o movimento sindical perdeu-se no lamaçal de imundícias e corrupções... quando também, já se perdem pela inércia, os servidores públicos municipais que se acham imunes a esse total desrespeito ao seu próprio vencimento!... quantas lutas e dissabores pra reerguer o SISEM, como a fênix... foram dores e vitórias de 2005 à 2009... mas os abutres farejaram a contribuição sindical e taí... roubam-nos eles... Mas a sabedoria do Prefeito Alcides Bernal está além desses míseros ratos de sindicato... quem quiser pesquise o TJMS... ELES TÊM O QUE CONTAR E O QUÊ JULGAR...
 
Maria Rocha em 30/07/2013 17:00:37
Caramba Tabosa , como vc administra mal hein cara? deixa um pouco da grana para pagar agua , luz e telefone.. isto é o mínimo que se faz. Faz o seguinte para de gastar grana a toa que da... ou entao Pede pra sai...
 
Renato Dutra em 30/07/2013 16:05:55
vamos ver se entendi:tenho um dinheiro(que não é meu) que sou obrigado, por lei, a repassar a uma instituição.simplesmente pego e não repasso e pronto e o errado é o tal de Tabosa(é nome ou é apelido???).Se ele é ou não não uma pessoa correta isso não vem no mérito.o que importa é que o dinheiro tem que ser repassado ao sindicato e pronto.no entanto o prefeito se apropria do dinheiro e fica por isso mesmo?ESSE PAÍS TÁ PERDIDO.
 
Carlos Henrique em 30/07/2013 15:48:48
Nenhum comentário defendendo a imagem do Prefeito??? Campo Grande! Mostra sua cara.
Que ingenuidade a minha. Só preço de transporte público que importa aos cidadãos.
 
Adriano Humberto Ferreira de Souza em 30/07/2013 14:15:03
Quem esse Marcos César Malaquias Tabosa pensa que é para chamar alguém de ladrão?kkkkkkkkkkkk ele é um gozador mesmo né kkkkkkkkkkkkkkkk
 
rodrigo rocha em 30/07/2013 14:05:54
ESSE TABOSA É ESPERTO, QUER PEGAR MAIS UMA GRANA, PEDE PARA SARAIVA TE SOCORRER.
O BOM ADMINISTRADOR SE VIRA NOS TRINTA, CARA
 
adrielle pereira em 30/07/2013 13:57:20
Por que será que até o momento a justiça não julgou o mérito? A historia do Sisem deveria ser escrito pela verdade. O Prefeito baseou-se em alguma evidencia.
 
Pablo Silveira em 30/07/2013 13:51:27
cade aquela grana que foi motivo de delegacia , foi desviada pra onde? casas , kitnets.etc...
usa pra pagar os tempos dificeis afinal ainda tem muito chão pro termino do mandato.kkk
 
janilson cavalcante em 30/07/2013 13:37:53
Ai o Pessoal queria mudença ? eo que ta tendo mas para pior.
So porque dava uma reflexão de manha ele seria um bom prefeito.
 
Cristiano Sousa em 30/07/2013 13:35:19
SE O SR TABOSA NÃO TIVESSE GASTO TODO O DINHEIRO, PARA PAGAR TAXI OU SEJA 40 (QUARENTA) TAXIS PARA RODAR NO DIA DA ELEIÇÃO DELE, TERIA DINHEIRO PARA PAGAR OS FUNCIONÁRIOS. FICOU UM MONTE DE TAXI ALÍ PRÓXIMO AO COMPER DA TAMANDARÉ, AGUARDANDO PARA RECEBER E ELE PAGOU TODOS. TO ERRADO É CALÚNIA? OU QUER PROVA? DE ONDE VEIO AQUELE DINHEIRO? PEDE PARA QUEM DEU AQUELA AJUDA. SE PROVOCAR EU VOU FALAR E OS JORNAIS DE CAMPO GRANDE , QUE DEVEM SABER, POIS TINHA VARIOS REPORTERES LÁ NESSE SINDICATO, NÃO FALAM NADA. O TERRA DE SUJEITO PORCARIA DA ATÉ NOJO DE LER ESSAS BABOSEIRAS DE MISTÉRIO PÚBLICO, PEDINDO CASSASÃO A TODO MOMENTO E OQUE TEM QUE SER INVESTIGADO NÃO É.
 
lauro de carvalho em 30/07/2013 13:02:07
Eu não entendo, o prefeito praticou apropriação indébita dos vencimentos do sindicato, alguem fez boletim de ocorrencia contra ele sob alegação de furto? Tem que fazer, é impressionante a capacidade do campograndense em não fazer nada, o prefeito que é um total ignorante às leis e capacidades administrativas sapateia sobre todos e ninguem faz nada? Cade os manifestantes que na minha opinião nada fizeram a não ser matar aula e serviço? Tinha que ter soltado a policia em cima deles mesmo para eles aprenderem a não ser palhaços, porque isso foi atitude de palhaço, todo mundo saiu gritando, chegou o frio e chuva, todo mundo sumiu e nada foi feito a não ser atrapalhar a vida do cidadão no transito da hora do rush.
 
Moacir Cafaro em 30/07/2013 12:49:02
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions