A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 25 de Abril de 2018

19/07/2013 14:29

Sem receber R$ 600 mil, Sisem pede afastamento de Bernal no MPE

Zemil Rocha
Tabosa ingressa esta tarde com representação contra Bernal (Foto: Marcos Ermínio)Tabosa ingressa esta tarde com representação contra Bernal (Foto: Marcos Ermínio)

O presidente do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Campo Grande (Sisem), Marcos Tabosa, vai ingressar com representação de denúncia por improbidade administrativa contra o prefeito Alcides Bernal, pedindo seu afastamento do cargo em razão da apropriação indébita de quase R$ 600 mil do Imposto Sindical e da Contribuição Associativa. A documentação será protocolada daqui a pouco, às 16 horas, na sede das promotorias do Ministério Público Estadual no Fórum de Campo Grande.

“Estamos pedindo o afastamento do prefeito porque ele reteve dinheiro do sindicato indevidamente. Não é da prefeitura. Imposto Sindical e Contribuição Associativa não pertencem a ele. Reteve a seu bel prazer, sem ter ordem judicial para fazer isso, seja mandado de segurança ou medida cautelar”, afirmou Tabosa.

Para ele, a retenção ocorreu por represália às mobilizações sindicais em favor dos servidores municipais. “Estamos num Estado democrático de Direito. O prefeito tem de respeitar as instituições. Para ele reter o dinheiro do sindicato, o Judiciário teria de emitir essa ordem, o que não aconteceu. Por isso, ele cometeu crime de improbidade administrativa”, disse.

Como há sistema de distribuição no Ministério Público, ainda não se sabe qual promotor público receberá a representação do Sisem. Tabosa aposta, porém, que o pedido vá parar nas mãos do promotor Alexandre Capiberibe Saldanha, por ser titular da área de patrimônio público.

Segundo Tabosa, o prefeito Alcides Bernal já reteve quatro meses de Contribuição Associativa, o que dá um total de aproximadamente R$ 135 mil, não incluindo os juros. Quanto ao Imposto Sindical, a estimativa do Sisem é arrecadação de cerca de R$ 450 mil, sem contar os juros e a multa de 10%.

A gravidade da conduta de Bernal é maior quanto ao Imposto Sindical, que é tributo federal a ser repassado aos sindicatos. “Além disso, tem acordo judicial homologado pelo Tribunal de Justiça. No momento em que ele descumpriu, desobedeceu acordo judicial estabelecido em 2011”, declarou o sindicalista.

Prejuízo à prefeitura – Além da retenção indevida poder ensejar crime de responsabilidade contra o prefeito Alcides Bernal, há também o prejuízo financeiro à municipalidade. Recentemente, durante sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Calote, o vereador Paulo Siufi (PMDB) chegou a observar que um decreto municipal estabelece a obrigação da municipalidade arcar com pagamento de juros diante da inadimplência injustificada.

Na ocasião, quando estava ocorrendo oitiva do representante do Consórcio Solurb, Paulo Suifi observou que os juros são elevados nesse caso. Em sendo assim, Bernal também estaria criando uma despesa a mais para a Prefeitura de Campo Grande em razão de sua briga pessoal com o presidente do Sisem.



O QUE ESTE TABOSA AINDA TA FAZENDO SOLTO,PORQUE ELE NAO ESTA PRESO?NO PAIS SERIO QUE SE A LEI FOR CUMPRIDA A RISCA ESTES PRESIDENTES DE SINDICATOS DEVERIAM RESPOSNDER POR SEUS ATOS,E SEUS ENREQUECIMENTO ILICITO,PELO CLASSE TRABALHADORA NAO FAZEM NADA MESMO E SO PENSENDO EM INTERESSE PROPRIO.
 
Agnaldo Silva em 20/07/2013 07:22:26
Vai trabalhar vgabundo !!!!
 
Joseph Jhon em 19/07/2013 23:22:20
Cadeia para o Tabosa ladrão de sindicato.
 
Roberto Domingos em 19/07/2013 22:52:04
Esse sindicato tem que criar vergonha na cara e parar de roubar os servidores isso sim!
 
Maria Silva em 19/07/2013 21:26:08
kkkkkkkkkkkk essa e boa logo esse cara, marcos tabosa fica ai tentando chamar atenção da imprensa e da população só pq seu candidato a prefeito perdeu vai trabalhar procura outra coisa para fazer em vezes de ficar pegando no pé do bernal deixa o cara fazer alguma coisa se ele não for um bom prefeito fazer oque foi a população que colocou ele lá...........
 
wagner roberto em 19/07/2013 21:19:51
esse mesmo tabosa que se uniu a UGT que prega discurso de direita e juntos com o prefeito anterior negociaram a demisão de dois agentes de saude que tinha chance de assumir o SISEM , e saibam todos que o Bernal está ajustando a destinaçao do imposto sindical para outros sindicatos e associaçoes que fazem juz ao imposto conforme decreto no diogrande do dia( 24/06 ou 24/05)
 
jose primo coqueiro em 19/07/2013 21:16:42
este marco tabosa que esta pedindo para tirar o prefeito,foi indiciado pelo delegado de policia por apropriaçao indebita, falsidade edelogica ele seu tesoreiro oscar mendes

o delegado de policia civil envestigou teve varia dirigencias para este caso que esta no ministireio publico

acusado de desviar dinheiro do sindicato,apropriaçao indebita,falsidade edelogica .

fiquem de olho..........
 
jose carlos ferreira em 19/07/2013 21:12:53
Alguém pode me informar no que deu a eleição do Sisem desde ano? Será que o Tabosa pode cobrar esse dinheiro? Ele é legalmente o presidente do Sisem?
 
Lize Cordeiro em 19/07/2013 19:24:35
alguém poderia me dizer o que o sindicato faz com este dinheiro?
 
Marines Soares em 19/07/2013 17:41:30
Esse incompetente do Bernal consegue prejudicar tudo e a todos. Falta lhe responsabilidade de homem sério. Ele é um "Midas" ao avesso. Onde poe a mão, ou os olhos, apodrece.
Pior é que a Câmara finge que está atuando contra os desmandos desse imbecil. Pura ilusão de quem acredita.
Isso só mudará quando o POVO o tirar do cargo. E isso vai acontecer!!!!!
 
nivaldo de almeida sabino em 19/07/2013 16:38:03
Olha nao sei o porque a Justiça Eleitoral digo(TRE) nao tirou este cara ainda...Estao esperando campo grande se afundar de vez?????????????
 
Anderson Alves em 19/07/2013 16:28:53
como uma pessoa que teve seu nome veiculado em desvio que verba sindical , pode pedir afastamento de alguem . isso é imoral .
 
janilson cavalcante em 19/07/2013 15:51:05
É isto ai, chega o pau no Bernal.
 
juliano dias em 19/07/2013 15:42:09
Conforme eu havia dito é bandido passando a perna em bandido, sindicato e politico é tudo a mesma coisa...
 
moacir cafaro em 19/07/2013 15:36:20
BOA TARDE!

MEU DEUS O QUE ESTÁ FALTANDO PARA PEDIR QUE ESSE HOMEM QUE SE DIZ PREFEITO DA NOSSA QUERIDA CAMPO GRANDE SAI DO PODER, OU SEJA IMPEACHMENT JÁ
 
Sandra Regina em 19/07/2013 15:36:11
Minha nossa, retendo impostos sindicais?? Serio?? PARABÉNS ELEITORES DO BERNAL, fico muito feliz de saber que por causa da imcapacidade civil de vocês eu ficarei 04 anos vendo minha cidade afundar...Meus sinceros parabéns...Agora vejo que pecamos em investir na EDUCAÇÃO mesmo no passado
 
Antonio Harper em 19/07/2013 15:30:36
kkkkkk logo Tabosa reclamando de não receber, esse mesmo que nunca "roubou" do nada sindicato ! deveria estar preso e esta ai pagando de satinho.
 
Anderson Canale em 19/07/2013 15:04:42
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions