ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Política

Senado aprova PEC que permite indenização de terra nua aos produtores

Paulo Yafusso | 08/09/2015 22:12
Senador Delcídio do Amaral (PT) acredita que a PEC vai pacificar o clima no campo (Foto: Divulgação)
Senador Delcídio do Amaral (PT) acredita que a PEC vai pacificar o clima no campo (Foto: Divulgação)

O Plenário do Senado aprovou hoje (8), por unanimidade em primeiro e segundo turno, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 71/2011, que prevê o pagamento de indenização pela terra nua de áreas demarcadas como reserva indígena. O projeto, de autoria do senador Paulo Bauer (PSDB/SC), teve a tramitação acelerada por conta dos conflitos entre índios e fazendeiros na região Sul do Estado, que trouxe a Mato Grosso do Sul na semana passada o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A proposta segue para Câmara dos Deputados.

“Eu não tenho dúvida que a aprovação dessa proposta vem ao encontro não só daquilo que os produtores rurais esperam, mas também contempla os interesses dos índios, sem ferir o artigo 231 da Constituição, que é uma grande vitória das etnias. Ela é alinhada com o que a Constituição estabeleceu e a com a realidade de alguns estados brasileiros, onde existem conflitos, como Mato Grosso do Sul, que não têm terras devolutas e sim tituladas”, afirmou o senador de Mato Grosso do Sul e líder do Governo Federal no Senado, Delcídio do Amaral (PT)

O senador petista disse ainda, que a presidente Dilma Rousseff determinou hoje ao Ministro da Justiça, para que sejam definidas regras claras sobre o assunto, “onde a gente tenha começo, meio e fim com relação às demarcações, para garantir mais segurança para as etnias e os produtores”.

Delcídio do Amaral disse que nos próximos dias o Governo Federal vai encaminhar ao Congresso Nacional uma Medida Provisória ou um projeto de lei para incentivar a repatriação de recursos depositados ilegalmente por brasileiros no exterior. A decisão foi tomada nesta terça-feira durante reunião da Coordenação Política do Governo. Segundo o senador, a matéria deverá tramitar em regime de urgência.

“O substitutivo ao projeto do senador Randolfe Rodrigues (PSOL/AP) sobre esse tema, que contou com a colaboração de vários senadores, da Febraban, da Andima e do próprio governo, está pronto para ser apreciado desde a semana passada e todos os senadores tiveram acesso. Mas na reunião desta terça-feira foi ponderado que a melhor iniciativa para dar mais agilidade a tramitação da proposta é a edição de uma Medida Provisória ou um Projeto-de-Lei em regime de urgência. Eu, que trabalho nesse tema há muito tempo, compreendo. Apresentei as minhas ponderações à presidenta Dilma, mas o governo entendeu como mais ágil este outro caminho e, em função de algumas ponderações , até de caráter jurídico também, nós entendemos que a proposta é pertinente”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias