A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

26/07/2012 10:20

Senadores costuram acordo para aprovar MP do Código Florestal

Fabiano Arruda
Para senador Waldemir Moka, texto não deve sofrer mudanças, apesar dos 343 pedidos de destaques. (Foto: Divulgação) Para senador Waldemir Moka, texto não deve sofrer mudanças, apesar dos 343 pedidos de destaques. (Foto: Divulgação)

Os senadores Waldemir Moka (PMDB) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) devem liderar a busca de acordo em torno da medida provisória do Código Florestal ainda na comissão mista para que um texto de consenso seja aprovado sem alterações nos plenários da Câmara e do Senado. E chegar a um bom termo significa neutralizar possíveis tentativas de reapresentação de emendas.

O texto do relator na comissão mista, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), foi aprovado no último dia 12 após discussão e tentativas de obstrução da Frente Parlamentar da Agricultura.

Ainda ficou pendente a deliberação sobre 343 pedidos de destaques para votação de emendas em separado. Segundo o parlamentar sul-mato-grossense, o número de destaques não deve representar mudanças na matéria. “O texto hoje contempla a maioria da sociedade”, pontuou.

Para suprir lacunas deixadas por vetos da presidente Dilma Rousseff (PT) ao projeto do Código Florestal aprovado na Câmara dos Deputados, a MP foi publicada no fim de maio e promove cerca de 30 alterações na nova lei.

Entre as modificações estão medidas para facilitar a regularização de pequenas propriedades, um dos pontos que gerou polêmica.

O texto defendido pelo governo propõe reduzir a exigência de recomposição de mata ciliar para pequenos produtores que plantaram em APP (Área de Preservação Permanente) até 2008, bem como resgata normas como a produção consolidada de camarão e sal em apicuns e salgados.

Os vetos e as novas regras introduzidas por meio da medida provisória foram recebidos com críticas no Congresso, o que resultou na apresentação de 696 emendas à MP 571/2012. (Com informações da Agência Senado)

Racha na bancada ruralista viabiliza aprovação de parecer do Código Florestal
Brasília - Um racha na bancada ruralista da Câmara viabilizou, hoje (12), a aprovação do parecer do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) da Medida Provisó...
Ruralistas se articulam para mudar MP do Código Florestal
Parlamentares da bancada ruralista na Câmara já se articulam para apresentar projeto substitutivo ao parecer apresentado hoje (11) pelo relator da Me...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions