ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Simone participa de reunião para resolver conflito indígena em Brasília

Leonardo Rocha | 07/01/2014 07:48
Simone participa de reunião no Ministério da Justiça para discutir solução para conflito indígena (Foto: Arquivo)
Simone participa de reunião no Ministério da Justiça para discutir solução para conflito indígena (Foto: Arquivo)

A governadora em exercício, Simone Tebet, irá participar hoje, a partir das 10h, de reunião no Ministério da Justiça para tratar a resolução dos conflitos indígenas em Mato Grosso do Sul. Este encontro em Brasília terá a participação de representantes da comunidade indígena e dos produtores rurais.

Simone irá ser acompanhada pela equipe técnica do governo estadual que já está envolvida com todos os detalhes sobre a negociação com o Ministério da Justiça. O governador André Puccinelli (PMDB) inclusive se reuniu na última sexta-feira (3) para tratar da questão e "afinar" o discurso.

Entre as propostas está o Fepati (Fundo Estadual de Terras Indígenas) que sofreu as adequações necessárias para que atendesse os critérios e exigências da União.

Nesta discussão também foram apontadas a utilização das terras do narcotráfico e terras devolutas do governo estadual, além do uso do repasse mensal da dívida ativa paga pelo Estado a União para a aquisição das terras, no entanto prevaleceu a proposta do fundo estadual (Fepati) criado para esta finalidade.

O governo aposta que a solução para este conflito no campo só depende da liberação dos recursos do governo federal, assim como a apresentação do cronograma de ações para aquisição das terras em disputa.

Negociações - Após o aumento das invasões das terras pela comunidade indígenas e os primeiros confrontos, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, esteve no Estado para avaliar a situação e começar uma roda de negociação.

Foi então criada uma Mesa Deliberativa, coordenada pela secretária-executiva do Ministério da Justiça, Márcia Pelegrini, e pelo governador André Puccinelli para conduzir a discussão do assunto com os envolvidos.

O prazo final terminou em dezembro de 2013, após várias prorrogações de datas, o que gerou inclusive a organização de leilões pelos produtores rurais para arrecadar recursos que seriam utilizados na contratação de segurança privada, além de pagamento de advogados. A conclusão dos estudos técnicos, assim como a formulação de uma solução é esperada para esta reunião.

Nos siga no Google Notícias