A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017

28/12/2013 10:46

Sindicalistas e comissionados atacam vice e vereadores em ato no Centro

Edivaldo Bitencourt e Leonardo Rocha
Abílio fez o discurso solitário em defesa de prefeito (Foto: Leonardo Rocha)Abílio fez o discurso solitário em defesa de prefeito (Foto: Leonardo Rocha)

A manifestação contra a cassação do mandato do prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), reuniu, na manhã deste sábado (28), cerca de 40 funcionários comissionados e sindicalistas. Eles distribuíram 2 mil panfletos e usaram um carro de som para atacar os vereadores, que foram obrigados a suspender a sessão de julgamento pela Justiça, e o vice-prefeito Gilmar Olarte (PP).

O ato começou às 8h na Rua Barão do Rio Branco, próximo da Rua 14 de Julho, no Centro, e reuniu um pequeno grupo. Entre os participantes estavam os secretários municipais de Saúde, Ivandro Fonseca, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Odimar Marcon, e a presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Delegados, Ritva Cecília Queiroz Vieira.

Segundo Ritva, o objetivo é esclarecer a população sobre a briga judicial em torno da cassação de Bernal. A Câmara Municipal marcou o julgamento para quinta-feira (26), um dia após o Natal, mas interrompeu o processo de cassação por determinação do vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Batista da Costa Marques. Ele deu duas liminares no mesmo dia para evitar a cassação do prefeito.

“A Justiça só deu parecer favorável porque a Comissão Processante não atendeu os requisitos legais nem apontou atos de improbidade do prefeito”, afirmou a dirigente da agência. “Eu acredito na Justiça, mas temos que esclarecer a população”, ressaltou.

Ocupando o microfone, o coordenador do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Abílio Borges, atacou o vice-prefeito Gilmar Olarte, escolhido por Bernal para ser o coadjuvante nas eleições do ano passado. “Quem é esse vice? Qual é o nome dele? O que ele pode oferecer melhor do que o Bernal? A população não sabe de suas intenções”, afirmou.

Ele também atacou os vereadores. “Não podemos aceitar esse golpe”, gritou. Em seguida, contou que a sessão foi convocada para depois do Natal, mas foi impedida pelos movimentos sociais. “Ocupamos a Câmara e tivemos o respaldo da Justiça”, comentou. Ele disse que o prefeito tem o respaldo de 270 mil pessoas, que votaram nele em outubro do ano passado.

 

Poucas pessoas compareceram ao evento que teve a presença até do fotógrafo de Bernal (Foto: Leonardo Rocha)Poucas pessoas compareceram ao evento que teve a presença até do fotógrafo de Bernal (Foto: Leonardo Rocha)
Coordenadores de movimentos sociais, como o dos sem-teto, reforçaram protesto no Centro (Foto: Leonardo Rocha)Coordenadores de movimentos sociais, como o dos sem-teto, reforçaram protesto no Centro (Foto: Leonardo Rocha)

Abílio defendeu que Bernal permanece até 2016 no cargo. “Se ele não fizer uma boa administração, vamos tira-lo por meio do voto em 2016”, afirmou.

O presidente da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), Geraldo Alves Gonçalves, também defendeu a manutenção de Bernal na prefeitura. “Somos a favor de um entendimento entre o prefeito e os vereadores”, defendeu. Ele disse que a entidade engrossou a defesa do prefeito porque sempre participou dos grandes atos, como o movimento pelas Diretas-Já e pelo impecheament do presidente Fernando Collor de Melo.

Há 10 anos no comando da ACP, Gonçalves disse que sempre manteve um bom diálogo com os prefeitos da Capital. “A população está sendo prejudicada com essa disputa política”, argumentou.

O grupo promete voltar a realizar nova manifestação amanhã, mas desta vez no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho, no Centro. Eles vão distribuir panfletos e adesivos para os veículos.

Diretoria da OAB/MS cobra Julio César e quer CNJ no caso “guerra de liminares”
A diretoria da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul) cobrou publicamente o presidente da entidade, Julio César Souz...
Planalto vai retirar cargos de cerca de 40 deputados que votaram contra Temer
O presidente Michel Temer deve começar a punir nas próximas semanas cerca de 40 deputados da base aliada que votaram a favor da denúncia apresentada ...



É lamentável o que se passa na capital de um estado onde se encontra a maior reserva ecológica do mundo, ou seja o mundo nos acompanha bem de perto. Já foi dito que fazer política é uma arte, pois me obrigo a pensar que num universo riquíssimo de musicos e cantores de todos os gêneros, artistas plásticos, escritores, atores, enfim, temos enorme deficiência nesse cenário tão importante para todos os públicos, com raríssimas exceções chego a triste conclusão que não temos hoje um grande artista capaz de fazer a platéia se levantar e acreditar num final feliz. É lamentável.
 
Diovaner Cesar Souza Ifran em 29/12/2013 11:55:53
A justiça tarda, mas não falha. . . Bom Dia CAMPO GRANDE. . .
 
Elayne Fontes em 29/12/2013 09:25:59
Deixa o prefeito trabalhar vereadores.
 
Roberto Domingos em 29/12/2013 09:21:00
Só uma pergunta: Quem pagou o carro de som, é de uma empresa de publicidade.
 
Horácio Costa e Silva em 29/12/2013 08:44:56
ao senhor claudio ramos: não questão de puxa saco, vc deve ser um,mas da gestão passada, no entanto, respeito sua opinião, mas acrescento que vc e mais meia dúzia(oposição) devem manter uma discussão saudavel para melhoria da nossa cidade, querer tão somente o poder não é democracia, não é algo q se deva fazer,aliás, esses vereadores contrario ao prefeito deveria entender q oposição da forma q estão fazendo é prejudicial ao povo,deveriam apresentar propostas,leis q beneficiam a população.até agora não fizeram nada de proveitoso,são pagos para trabalharem para a população e não para prejudicar,deixem essa besteira de poder e vamos trabalhar por Campo Grande,nossa linda cidade.
 
silva souza em 29/12/2013 08:41:49
Desculpe, mas em uma cidade com a população de 786.797 pessoas de acordo com o IBGE, os manifestante não estão lutando pela população campograndense e sim a favor próprio. Se o vice não e conhecido é pela deficiência da gestão executiva municipal que esta visível em toda a cidade. Os vereadores estão para representar a população e fiscalizar o executivo, eu lamento muito pelas as atitudes dos manisfestante e a interrupção pelo TJ. Agora vamos esperar terminar o mandato de quatro anos?
 
vilson jara em 28/12/2013 22:46:27
Está de parabéns tem que proclamar aos quatro cantos as injustiças cometidas. O povo está deixando de ser alienado e passivo as questões políticas pois, se a educação ainda não avançou (por conta da política que temos em nosso país) a internet está ai para informar e democratizar o conhecimento e as opiniões.
 
JOSE NOGUEIRA NETO em 28/12/2013 21:26:31
Não foi manifesto!!, simplesmente foi um ato de esclarecimento p/a população do que esta acontecendo em Campo Grande, se fosse do outro lado seria normal ?

 
Erothildes Batista Dias em 28/12/2013 21:05:08
já esta mais do que na hora dos vereadores virem a publico e passar a população o que foi de erros cometidos pelo o atual prefeito e acredito que o mesmo esta comprando vereadores para não ser cassado assim como um alto aumento no salario dos professores enquanto isso na cidade e esse caos a população falta de medicamentos em postos de saúde e cuidados necessários para com a população, ate seria uma boa um desconhecido tomar conta de nossa cidade pois o BERNAL só quer e aparecer de coitado jogando sujeira nos vereadores que estão fazendo sua parte
 
everton simoes em 28/12/2013 20:35:29
Tudo puxa saco com medo de perder as regalias na prefeitura.PUXA SACO!!!!!!!
 
roberto lopes em 28/12/2013 20:15:56
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....que comentário hein Rosilene!!!!!!!!!!! Por causa de gente como você...nossa cidade está estagnada....abra o olho!!!!!
 
JOELSON SANTOS em 28/12/2013 20:04:15
Vocês estão certíssimos fazendo tais manifestações. A população de Campo Grande não merece isso que se instalou aí por mero interesses pessoais e políticos. Com relação ao famigerado vice-prefeito que se elegeu às custas do Bernal, além de ele não ter compromisso com o povo, não passa de um grande traidor, que envergonha seus colegas pastores que se prezam, já que existem exceções.
 
Almir Pereira Borges em 28/12/2013 19:32:20
quem esse abilio pensa que é, o abilio o Bernal não precisa de vc não meu jovem, para de querer se aparecer.
 
joaquim almeida telles em 28/12/2013 18:22:09
Cláudio Ramos, você é funcionário comissionado? Tenho certeza que não. Feliz 2014.
 
Carlos José em 28/12/2013 18:06:41
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk QUE ISSO TAVA LOTAAAAADO D+ kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 
Luiz Mendonca em 28/12/2013 17:53:16
Tem que avisar a população, pois se eu soubesse teria ido também.Viva a democracia!!!
 
jani arruda em 28/12/2013 17:31:18
eu concordo c vc Roselene peixoto Parabéns pelo sua mensagem.
 
marynez ariane R dos Santos em 28/12/2013 16:51:03
SE NINGUEM CONHECE O GILMAR CERTAMENTE É PQ O BERNAL NÃO DEU LUGAR PARA ELE APARECER ..
 
JESSICA SOARES em 28/12/2013 16:04:50
Esse tipo de ato financiado com dinheiro público é mais do que motivo para a câmara de vereadores pedir o afastamento do prefeito.
 
francisco manoel em 28/12/2013 15:24:17
eu ate hoje nao entendi porque o bernal não esta trabalhando, ele não precisa dos vereadores, quem tem 500 paus por mes quer o que, rua
 
eraldo afonso bento em 28/12/2013 15:07:22
A ditadura é coisa do passado não vamos aceitar um golpe contra a democracia, os motivos que querem a cassassão do Bernal não estão nem um pouco claros para justificar tal situação, eu entendo que os vereadores não podem e nem devem fechar os olhos para a opinião pública pois elas sim estão bem claras tanto nas redes sociais como nos orgãos de imprensa,não adinta tentar fingir que esses manifestantes tem algum tipo de ligação a B ernal porque isso seria tapar o sol com peneira, o que nós não aceitamos mais e n ão vamos aceitar, nem que para isso tenhamos que usar meios menos educados é a cidade ser monopolizada, Campo grande é de todos nós.
 
walter oliveira em 28/12/2013 14:04:10
É bom mesmo que os vereadores do lado contrário ao prefeito parem com essa palhaçada, se eles não querem trabalhar deixem o prefeito em paz que ganhou com o voto do população que estava clamando por mudanças.
 
maria cerqueira em 28/12/2013 13:55:01
gostei parabens para os que participaram pois temos que pedi respeito pelo nossos votos se ele ta na prefeitura fomos nos que colocamos la e so nos podemos e temos o direito de tira vamos a luta unidos venceremos ,um abraco a todos feliz ano novo e que essa guerra possa acabar e o prefeito trabalhar .
 
ROSELENE PEIXOTO em 28/12/2013 12:55:51
Tudo puxa saco....