A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

08/12/2011 17:20

Sob salva de palmas, corpo de Nelson Trad é sepultado em Campo Grande

Marta Ferreira

Político agora faz parte da galeria de personages da história do Estado, e deixa como legado três filhos em cargos importantes

Caixão com o corpo de Nelson Trad foi coberto com a bandeira de Campo Grande. (Foto: Wendell Reis)Caixão com o corpo de Nelson Trad foi coberto com a bandeira de Campo Grande. (Foto: Wendell Reis)

A salva de palmas puxada por um dos filhos e herdeiros políticos, o deputado federal Fábio Trad (PMDB), e a despedida emocionada do cunhado, Henrique Mandetta, antecederam nesta tarde o sepultamento do corpo de Nelson Trad, 81 anos, que agora passa a figurar na galeria das personalidades políticas de Mato Grosso do Sul que já se foram. Trad, advogado de formação, ex-deputado estadual por dois mandatos e federal por sete, morreu ontem à noite, em Campo Grande.

Desde a década de 1980 ele sofria de problemas cardíacos e estava internado há 20 dias no hospital Proncor.

A Prefeitura de Campo Grande, o Governo do Estado, o Judiciário e a Assembleia Legislativa decretaram luto de 3 dias pela morte do homem que teve várias fases em sua longa carreira, desde a postura combativa durante os governos militares, quando teve os direitos políticos cassados, até a transferência do legado político para os filhos. Trad morre deixando três filhos com cargos públicos importantes: o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, o deputado estadual Marcos Trad e o federal Fábio Trad, além do sobrinho, Luiz Henrique Mandetta como deputado federal. Deixa também duas filhas, Fátima Trad, que é advogada, e Maria Tereza Trad, psicóloga.

Na descida do caixão para o sepultamento, uma voz anônima gritava “obrigado doutor Nelson, Mato Grosso do Sul agradecece a você”. Antes disso, representantes dos militares agradeceram pela atuação dele, junto com também falecido Ramez Tebet, para aprovação da lei da anistia aos crimes cometidos durante a ditadura.

Durante o dia, o cemitério Parque das Primaveras recebeu políticos de todas as épocas para as homenagens a Nelson Trad e a solidariedade à família, entre eles o governador André Puccineli, os ex-governadores Pedro Pedrossian e Wilson Barbosa Martins, que foi agora à tarde, e parlamentares federais como Edson Giroto e Luiz Henrique Mandetta, sobrinho de Trad.

Biografia-Nascido em Aquidauana, em 1930, o advogado e professor Nelson Trad foi parlamentar estadual por dois mandatos e deputado federal por mais sete.

Era, também, um apaixonado pelo futebol, ex-jogador e torcedor do Comercial.

O patriarca da família Trad se formou em Direito na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), em 1957, e voltou a Mato Grosso do Sul como advogado criminalista. Acabou entrando na política, elegendo-se deputado estadual ainda no Mato Grosso uno.

Depois, chegou à Câmara Federal. Durante a carreira política no Congresso foi ainda líder do PMDB, 2º Secretário da Câmara, membro da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e do Conselho de Ética. Foi ainda presidente do diretório do PTB em Mato Grosso do Sul.

Conhecido por seu poder retórico, era um crítico do PT e dos governos do partido. Foi ativo na política até as eleições passadas, quando deixou de concorrer.



Infelizmente ainda não somos eternos, mas pessoas importantes e dedicadas ao bem estar da sociedade, como o Doutor Nelson Trad, ficam guardadas em nossos coraçoes por longos anos, pois em nossa lembrança ocupam imensuravel lugar de afeto e admiração. Meus sinceros sentimentos à toda família Trad e, em especial ao Deputado Marquinhos Trad, meu ex-professor.
 
GABRIEL CAMPOS DE LIMA em 09/12/2011 10:50:58
Vc se foi deixando saudades. Para nós sul mato grossense foi um orgulho ter-lo como nosso deputado federal pois sobe representar muito bem o nosso Estado la fora sem ter vergonha de dizer eu sou de campo grande com muito orgulho por minha cidade muito quero fazer e para o meu povo sul mato grossense. Vc se foi deixando uma herança para seus filhos ( o caráter, a dignidade e a honestidade )........
 
Ramos da Silva Ribeiro em 09/12/2011 10:00:51
Aos filhos e familia que deixou, que Deus ilumine para que tenham mais sucesso; porque foram instruidos por um excelente professor. Abraço ao Marcos e Familia
 
luiz alves pereira em 09/12/2011 08:43:31
A política do MS perdeu um político importante. E o Botafogo e o Comercial um grande torcedor.
 
Paulinho Barbosa em 09/12/2011 03:27:35
Condolências à família. Faleceu ´hoje à tarde, mais um grande desportista sulmatogrossense. João Antonio de Oliveira, mais conhecido por Tenente Oliveira, morreu aos 94 anos. Pai, sogro e "paizão" de atletas comercialinos na década de 60, quando ainda o futebol era amador ou semi-profissional, foi um dos nossos grandes incentivadores no esporte e na vida. Pesares à toda a família.
 
José Antonio Sassioto em 08/12/2011 09:13:39
nelson trad-um adeus amigo e o aconchego dos céus que o recebem!!!amigo e companheiro político de demétrio haralampidis desde antes dos momentos difíceis da ditadura militar ...grande parceiro e colaborador dos farmacêuticos de matogrosso do sul abriu seu gabinete no congresso nacional à mim enquanto conselheira do conselho federal de farmácia,para elaboração de leis pertinentes à melhorias à saúde pública !!!! obrigado nelson trad ,que deus o receba em seu melhor lugar....
 
kleanthi haralampidou em 08/12/2011 08:18:37
Não tenho palavras para descrever a imensa falta que este homem de bem fará para este Estado, que Deus abençoe e conforte toda a família. Estamos com vocês em orações. Abraços. Raimundo Nonato, Enéas Netto e Família.
 
Enéas Netto em 08/12/2011 07:04:25
Cada vez que morre um politico como o ex Deputado Dr. Nelson Trad, fica um silêncio nas tribunas dos plenários, onde este mestre da oratória passou , prendia a atenção, impunhava o respeito e a admiração de todos: cidadãos, parlamentares e jornalistas. Fica uma lacuna que dificilmente será prenchida. Iguais a ele se foram: Ulysses Guimarães, Teotônio Vilela.Resta o Senador Pedro Simon como alento.
 
Eduardo de Souza Neto em 08/12/2011 06:52:27
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions