ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Sob salva de palmas, corpo de Nelson Trad é sepultado em Campo Grande

Marta Ferreira | 08/12/2011 17:20

Político agora faz parte da galeria de personages da história do Estado, e deixa como legado três filhos em cargos importantes

Caixão com o corpo de Nelson Trad foi coberto com a bandeira de Campo Grande. (Foto: Wendell Reis)
Caixão com o corpo de Nelson Trad foi coberto com a bandeira de Campo Grande. (Foto: Wendell Reis)

A salva de palmas puxada por um dos filhos e herdeiros políticos, o deputado federal Fábio Trad (PMDB), e a despedida emocionada do cunhado, Henrique Mandetta, antecederam nesta tarde o sepultamento do corpo de Nelson Trad, 81 anos, que agora passa a figurar na galeria das personalidades políticas de Mato Grosso do Sul que já se foram. Trad, advogado de formação, ex-deputado estadual por dois mandatos e federal por sete, morreu ontem à noite, em Campo Grande.

Desde a década de 1980 ele sofria de problemas cardíacos e estava internado há 20 dias no hospital Proncor.

A Prefeitura de Campo Grande, o Governo do Estado, o Judiciário e a Assembleia Legislativa decretaram luto de 3 dias pela morte do homem que teve várias fases em sua longa carreira, desde a postura combativa durante os governos militares, quando teve os direitos políticos cassados, até a transferência do legado político para os filhos. Trad morre deixando três filhos com cargos públicos importantes: o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, o deputado estadual Marcos Trad e o federal Fábio Trad, além do sobrinho, Luiz Henrique Mandetta como deputado federal. Deixa também duas filhas, Fátima Trad, que é advogada, e Maria Tereza Trad, psicóloga.

Na descida do caixão para o sepultamento, uma voz anônima gritava “obrigado doutor Nelson, Mato Grosso do Sul agradecece a você”. Antes disso, representantes dos militares agradeceram pela atuação dele, junto com também falecido Ramez Tebet, para aprovação da lei da anistia aos crimes cometidos durante a ditadura.

Durante o dia, o cemitério Parque das Primaveras recebeu políticos de todas as épocas para as homenagens a Nelson Trad e a solidariedade à família, entre eles o governador André Puccineli, os ex-governadores Pedro Pedrossian e Wilson Barbosa Martins, que foi agora à tarde, e parlamentares federais como Edson Giroto e Luiz Henrique Mandetta, sobrinho de Trad.

Biografia-Nascido em Aquidauana, em 1930, o advogado e professor Nelson Trad foi parlamentar estadual por dois mandatos e deputado federal por mais sete.

Era, também, um apaixonado pelo futebol, ex-jogador e torcedor do Comercial.

O patriarca da família Trad se formou em Direito na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), em 1957, e voltou a Mato Grosso do Sul como advogado criminalista. Acabou entrando na política, elegendo-se deputado estadual ainda no Mato Grosso uno.

Depois, chegou à Câmara Federal. Durante a carreira política no Congresso foi ainda líder do PMDB, 2º Secretário da Câmara, membro da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e do Conselho de Ética. Foi ainda presidente do diretório do PTB em Mato Grosso do Sul.

Conhecido por seu poder retórico, era um crítico do PT e dos governos do partido. Foi ativo na política até as eleições passadas, quando deixou de concorrer.

Nos siga no Google Notícias