ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

STF absolve deputado de MS em ação sobre desvio milionário no Detran

Paulo Yafusso | 07/06/2016 15:15
Sessão da 2ª Turma do STF foi na tarde desta terça-feira. Ação surgiu em 2005 (Foto: Nelson Jr/STF)
Sessão da 2ª Turma do STF foi na tarde desta terça-feira. Ação surgiu em 2005 (Foto: Nelson Jr/STF)

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu por unanimidade, na sessão desta terça-feira (7), absolver o deputado federal Dagoberto Nogueira Filho (PDT-MS) na ação em que era acusado de peculato e dispensa de licitação. O processo teve início em 2005 na 3ª Vara Federal de Mato Grosso do Sul e foi desmembrado em maio do ano passado, depois que ele assumiu o mandato na Câmara Federal.

De acordo com a denúncia do MPF (Ministério Público Federal), na época em que era diretor-presidente do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Dagoberto Nogueira Filho e outras quatro pessoas, entre elas três empresários, teriam cometido crime de peculato, ao praticarem desvio milionário de aproximadamente R$ 30 milhões. Esses dinheiro seria do recolhimento do DPVAT.

Segundo o MPF, os crimes foram cometidos entre julho de 1999 a dezembro de 2003, a partir da contratação da empresa S&I Serviços e Informática para a arrecadação de IPVA, multas e prêmios do seguro DPVAT. Foi apurado que parte dos recursos arrecadados e que deveriam ser repassados ao Fundo Nacional de Saúde, Departamento Nacional de Trânsito e Federação das Seguradoras, foram desviados. Pelo que foi divulgado em 2012, com base na auditoria do TCE (Tribunal de Contas do Estado), o montante desviado atualizado até maio de 2005 era de R$ 30.277.214,14.

Dagoberto Nogueira Filho, nesta mesma ação, foi acusado de cometer crime ao contratar a empresa S&I Serviços e Informática sem licitação. Ele alegou que a contratada foi feita em regime emergencial, após o Banco do Brasil suspender o serviço. Ainda de acordo com o que foi apurado pelo MPF, a empresa contratada usou indevidamente o código de identificação que era de um banco que já não existia mais, o Excelsior, com a autorização de uma terceira empresa, a ATP Tecnologia e Produtos S/A.

A assessoria de comunicação do STF informou que todos os três ministros da 2ª Turma que participaram da sessão na tarde desta terça-feira acompanharam o voto da ministra relatora, Carmen Lúcia. No entendimento deles, Dagoberto Nogueira Filho não teve responsabilidade nos atos da empresa contratada e a dispensa de licitação na época era permitida, diante da situação de urgência na contratação de uma empresa para fazer a arrecadação das taxas de trânsito, como multas e DPVAT.

Dos cinco ministros da 2ª Turma, apenas Celso Mello não participou da sessão de hoje. Os outros integrantes são os ministros Dias Tofolli, Gilmar Mendes e Teori Zavascki. Os outros três denunciados respondem o processo na 3ª Vara Federal de Mato Grosso do Sul.

“A prova colhida revelou com clareza que Dagoberto Nogueira não teve nada a ver com o caso, limitando-se a contratar a empresa, por dispensa de licitação, não podendo ser criminalizado se a empresa adiante fez algo de errado”, afirmou o advogado André Borges, que defende o deputado federal nesta ação. A decisão é definitiva, pois não cabe mais recurso, segundo André Borges.

Nos siga no Google Notícias