ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Política

STF suspende transferência de Lula de carceragem de Curitiba para São Paulo

Mudança foi autoriza pela Justiça Federal na manhã desta quarta-feira

Tainá Jara, com Agência Brasil | 07/08/2019 16:58
Maioria do ministros derrubou a transferência (Foto: Agência Brasil)
Maioria do ministros derrubou a transferência (Foto: Agência Brasil)

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na tarde desta quarta-feira suspender a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o presídio de Tremembé, em São Paulo. A Justiça Federal havia autorizado a mudança da carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, no Paraná.

Seguindo voto do relator do caso, ministro Edson Fachin, a maioria do ministros derrubou a transferência autorizada pela juiza substituta Carolina Lebbos, da 12º Vara Federal de Curitiba, na manhã de hoje. A prisão deve se manter no estado paranaense até a decisão definitiva do caso pela Segunda Turma da Corte, colegiado responsável por julgar os casos da Operação Lava Jato.

Mais cedo, a defesa de Lula pediu ao STF para anular a decisão do juiz Paulo Eduardo de Almeida, da Justiça estadual de São Paulo, que determinou que o ex-presidente seja levado para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior paulista, após a Justiça Federal do Paraná ter autorizado a transferência. Os advogados também queriam manter a prisão de Lula em uma sala especial da PF em Curitiba, pedido que foi aceito liminarmente pela Corte. A liberdade de Lula também foi solicitada, mas não chegou a ser analisada pelo plenário.

O pedido de transferência foi feito pela PF. Segundo a corporação, a saída de Lula da carceragem da superintendência é necessária para reduzir gastos e uso de efetivo a fim de garantir a segurança do local, "bem como devolvendo à região a tranquilidade e livre circulação para moradores e cidadãos que buscam serviços prestados pela Polícia Federal."

Desde abril do ano passado, Lula cumpre provisoriamente, na Superintendência da Polícia Federal no Paraná, pena de oito anos, 10 meses e 20 dias por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá (SP).

Nos siga no Google Notícias