ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Política

Tereza Cristina ficaria com vaga para Senado se eleições fossem hoje

Odilon de Oliveira, Luiz Henrique Mandetta, Sergio Harfouche e Tiago Botelho também pontuam na pesquisa

Anahi Zurutuza | 23/06/2022 06:12
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Tereza Crstina em discurso enquanto ainda era ministra da Agricultura (Foto: Agência Brasil)
Tereza Crstina em discurso enquanto ainda era ministra da Agricultura (Foto: Agência Brasil)

Se as eleições de 2022 fossem nesta quinta-feira (23), Mato Grosso do Sul elegeria a ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP), para a vaga disponível no Senado Federal.

Na pesquisa estimulada – quando o “cardápio” de candidatos é apresentado ao entrevistado –, do Novo Ibrape, 30,8% dos eleitores declararam que dariam seu voto para a deputada federal que se licenciou do parlamento e assumiu cargo no alto escalão do Executivo federal, durante o primeiro mandato de Bolsonaro.

A pesquisa traz Odilon de Oliveira (PSD) em segundo lugar, com 21% das intenções de voto. No terceiro lugar da corrida pela vaga de senador, está o também ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (União Brasil), que teria 11% dos votos.

O quarto lugar no ranking fica com Sergio Harfouche (Avante), que aparece com 4,2% dos votos, enquanto em quinto, aparece Tiago Botelho (PT), que conquistaria 2,7% do eleitorado.

O cenário ainda pode mudar, apesar se repetir o de outras pesquisas eleitorais já divulgadas este ano, mostrando Tereza Cristina sempre à frente, com larga vantagem em relação ao segundo colocado.

Conforme o levantamento, 30,3% dos entrevistados ainda não tem certeza em quem vai votar, sendo que 17,9% se declaram indecisos e 12,4% afirmam que não votariam em nenhum dos candidatos listados.

Nas últimas eleições, Mato Grosso do Sul elegeu Nelsinho Trad (PSD) e Soraya Thronicke (União Brasil) para o Senado e agora, escolherá candidato para ocupar o lugar da senadora Simone Tebet, pré-candidata à Presidência pelo MDB.

O Novo Ibrape entrevistou 3 mil pessoas com mais de 16 anos em 28 cidades sul-mato-grossenses, entre os dias 14 e 19 de junho. Conforme a pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob os números MS-0644/2022 e BR 08519/2022, a margem de erro é de 1,8% para mais ou para menos.

Nos siga no Google Notícias