ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

TJ adia julgamento da lei de aposentadoria para ex-deputados

Desembargador vai analisar uma recente decisão do STF relacionada a um caso semelhante envolvendo governadores

Por Jhefferson Gamarra | 07/02/2024 15:15
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) adiou o julgamento referente à aposentadoria especial para ex-deputados estaduais, previsto para acontecer hoje (7), para o dia 6 de março de 2023. A decisão de adiamento foi tomada após o desembargador Carlos Eduardo Contar solicitar vista do processo para analisar uma recente decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) relacionada a um caso semelhante envolvendo governadores de diversos estados.

O caso em questão trata da ação popular movida em agosto de 2008 pelo policial reformado Daniel Martins Carvalho, que contestou a constitucionalidade do artigo 8º da Lei 3.150/2005, alegando que extrapola os limites do artigo 40 da Constituição Federal. Essa legislação assegura a aposentadoria especial para ex-deputados estaduais, ponto que está sendo contestado.

Em 2 de julho de 2015, o então titular da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, David de Oliveira Gomes Filho, anulou as aposentadorias de alguns ex-deputados estaduais, como Londres Machado, Ary Rigo (falecido), Maurício Picarelli, Roberto Orro (falecido), Humberto Teixeira (falecido), Valdenir Machado, e Antônio Carlos Ribeiro Arroyo.

Os políticos recorreram, alegando contribuição regular ao regime de previdência e preenchimento dos requisitos de tempo de idade e contribuição. A defesa conduzida pelo advogado Carlos Marques sustenta a legalidade dos atos e destaca que os pagamentos das aposentadorias continuam vigentes.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias