ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Política

TSE aprova federação partidária da união entre PCdoB, PT, e PV

Esta é a primeira federação partidária aprovada pela corte, para a disputa das eleições deste ano

Adriano Fernandes | 24/05/2022 20:42
Sessão plenária do TSE que foi realizada nesta segunda-feira (24). (Foto: TSE)
Sessão plenária do TSE que foi realizada nesta segunda-feira (24). (Foto: TSE)

O Plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (24) o registro da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), que nasceu da união da união do PCdoB (Partido Comunista do Brasil), o PT (Partido dos Trabalhadores) e o PV (Partido Verde). Esta é a primeira federação partidária, aprovada pela corte, desde a criação do instituto pela Reforma Eleitoral de 2021.

Na prática, as três siglas atuaram como um único partido, pelos próximos quatro anos (2023-2026). O requerimento apresentado ao TSE para que as três legendas atuassem em conjunto foi protocolado no dia 24 de abril, sob o nome de "Brasil da Esperança".

A formação de federação está prevista na Lei nº 14.208/21, que foi regulamentada pela Corte Eleitoral em dezembro de 2021, após o fim das coligações. Ao votar, o ministro Carlos Horbach, ressaltou que o julgamento na Corte é histórico. “A formulação da primeira federação de partidos abre espaço para outras que já se encontram em fase de constituição e tramitam neste Tribunal se efetivem”, destacou. Dia 31 de maio é a data final para que as federações partidárias que pretendam participar das eleições de outubro obtenham o registro do estatuto no TSE.

Diferença entre Federação e Coligação Partidária

As coligações partidárias são alianças que partidos fazem para aumentar as chances de vitória em uma eleição. As coligações têm uma natureza apenas eleitoral e temporária, ou seja, são realizadas somente no período das eleições e para cargos majoritários (presidente, governador, senador e prefeito). Após as eleições, as coligações são extintas.

Já no caso das federações partidárias, dois ou mais partidos políticos podem se integrar como se fossem um único, e essa união vai durar até o fim do mandato dos candidatos dessa federação partidária.

Dessa forma, a principal diferença é o caráter permanente. A obrigação legal de permanecerem na federação por pelo menos quatro anos faz com que somente partidos com uma boa afinidade ideológica e de programas busquem se unir para uma atuação conjunta, tanto legislativa, quanto nas eleições, por meio desse instituto jurídico.

Com informações do Tribunal Superior Eleitoral***

Nos siga no Google Notícias