ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Política

TSE divulga 10 medidas para garantir eleições sem fraude

O programa é resultado de 44 sugestões apresentadas por Forças Armadas, Policia Federal e USP

Ângela Kempfer | 01/05/2022 11:48
Urna eletrônica é um dos focos do programa do TSE. (Foto: Arquivo)
Urna eletrônica é um dos focos do programa do TSE. (Foto: Arquivo)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou as 10 medidas que integram plano de ação para ampliar a transparência do processo eleitoral.

A primeira medida foi criar Comissão para ampliar a transparência e a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições. Outro objetivo do grupo é aumentar a participação de especialistas, entidades da sociedade civil e instituições públicas na fiscalização e auditoria do processo eleitoral. Também será instituído o Observatório  de   Transparência  das  Eleições

Entre as medidas, está previsto maior prazo concedido às entidades fiscalizadoras, para  o   acompanhamento  dos  trabalhos com o código-fonte usado nas dependências do TSE, assim como o ampliar  o   acesso  ao  código-fonte  dos softwares eleitorais  para   a  comunidade acadêmica e especializada.

Outro sistema revisado é o da cerimônia de preparação das urnas, que deve ser mais abrangente. Nesse  evento,  as   entidades fiscalizadoras   podem  verificar  a   integridade  e  a   autenticidade  dos sistemas  eleitorais   instalados  nas  urnas   eletrônicas,  bem  como   o  correto  funcionamento

O TSE se comprometeu a facilitar a verificação da apuração dos votos em cada urna eletrônica, possibilitando análises a partir de estatísticas da votação e a apuração do resultado da seção eleitoral a partir dos registros dos votos, para comprovar o resultado do Boletim de Urna.

O quarto item, por exemplo, estabelece o aperfeiçoamento do  Teste   Público  de Segurança do processo, com a implementação de propostas trazidas pelos investigadores nas edições anteriores e de  melhorias  idealizadas   pelo  corpo  técnico   do  TSE  e   pelas  comissões  Reguladora,   Avaliadora  e  de Comunicação Institucional.

Por fim, o compromisso é de aperfeiçoar a comunicação institucional realizada pela Justiça Eleitoral, externa e internamente, em relação ao processo eletrônico de votação e às medidas descritas neste documento.

O plano é resultado de 44 sugestões encaminhadas pelas Forças Armadas, Polícia Federal e USP (Universidade de São Paulo).

A Comissão de Transparência das Eleições (CTE) também é composta por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Câmara dos Deputados e do Senado, além de organizações da sociedade civil.

Veja as 10 medidas:

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias