A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 22 de Abril de 2018

28/02/2011 11:28

Velório de Celina Jallad será às 19h e sepultamento às 10h de amanhã

Fabiano Arruda

Ex-deputada morreu nesta madrugada no Sírio Libanês, em São Paulo

Celina Jallad, empossada como primeira conselheira do TCE/MS (Foto: João Garrigó)Celina Jallad, empossada como primeira conselheira do TCE/MS (Foto: João Garrigó)

A família da conselheira do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado), Celina Jallad (PMDB), definiu os horários de velório e sepultamento da filha do ex-governador Wilson Barbosa Martins.

Segundo informações da assessoria do TCE, o velório tem início marcado para as 19 horas no saguão da Assembleia Legislativa, em Campo Grande.

Já o sepultamento ocorre amanhã, às 10 horas, no Parque das Primaveras, na Capital.

Segundo Marcelo Martins, primo de Celina, a conselheira do TCE acordou, ontem pela manhã, indisposta e vomitando. Logo pela manhã ela foi encaminhada ao Proncor em Campo Grande.

Na unidade foi diagnosticada a gravidade do caso de Celina. A situação fez a família encaminhar Celina ao Sírio Libanês, em São Paulo, onde passaria por uma cirurgia.

Ela foi submetida ao processo cirúrgico, que terminou à meia-noite. Jallad faleceu às 5 horas.

Nesta manhã, familiares, amigos e políticos compareceram à casa da ex-deputada e também na residência do ex-governador Wilson Barbosa Martins e deixaram manifestações de pesar.

Biografia - A conselheira do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado), Celina Jallad, desbravou a importância feminina na política de Mato Grosso do Sul.

Filha do ex-governador Wilson Barbosa Martins, Celina foi a primeira mulher a presidir o diretório municipal do PMDB, apontado como um dos partidos mais tradicionais no Estado.

Em 1995, com 20,5 mil votos, Celina se elegia pela primeira vez deputada estadual e, além disso, era a primeira parlamentar do Estado e a única mulher entre os deputados naquela eleição.

No mesmo ano, outra conquista marcante. Foi a primeira mulher a presidir a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), a comissão mais importante da Assembleia Legislativa.

Em 1997, foi eleita vice-presidente da Casa, primeira mulher a ocupar tal cargo.

Antes de enumerar estes feitos, a vida pública de Jallad começou ainda na gestão do pai. Entre 1983 a 1986, foi diretora executiva do PRONAV, na gestão Wilson.

Entre 1987 e 1989, ocupou a secretaria de Ação Comunitária, na época, nomeada pelo governador Marcelo Miranda.

Foi secretária municipal de Bem-Estar, entre 1990 a 1993, durante a administração de Juvêncio César da Fonseca.

Após presidir o diretório peemedebista, ser eleita deputada estadual e presidir a CCJR, criou, em 1996, a Fundação da Mulher sul-mato-grossense.

Em 1998, passou a ser vice-presidente do diretório estadual do PMDB, função que foi prorrogada até 2001.

Foi reeleita deputada estadual, com 23,6 mil votos, mandato cumprido entre 1999 a 2002. Nesse período, só no ano de 2001, foi eleita líder da bancada do PMDB, nomeada presidente da Comissão Provisória do PMDB-Mulher de MS e, por meio da resolução001/2001, fundou o Fórum Permanente da Mulher de MS.

Na eleição de 2002, Celina chegava ao terceiro mandato consecutivo como deputada estadual, reeleita com 15,2 mil votos, mandato cumprido de 2003 a 2006.

Em 2003, foi a 3ª vice-presidente da Mesa Diretora, tomou posse como presidente do PMDB-Mulher Estadual, passou a fazer parte do Conselho Fiscal da UNALE (União Nacional dos Legislativos), participou da criação do “Comitê Suprapartidário de Mulheres de MS”, em que, no ano de 2005, assumiria a presidência.

Em 2006, foi eleita 3ª vice-presidente da UNALE. No mesmo ano, disputou sua quarta eleição para deputada estadual e obteve 19,7 mil votos, ficando na primeira suplência.

No ano seguinte, tomou posse na Assembleia Legislativa para seu quarto mandato. Ainda em 2007, foi indicada como tesoureira da Executiva Estadual do PMDB e também como 1ª representante do Estado na UNALE, além de ocupar o cargo de vice-presidente do PMDB-Mulher Nacional.

Entre 2009 e 2010, ocupou o cargo efetivo de deputada estadual em função da eleição de Ari Artuzi à prefeitura de Dourados.

Em 30 de novembro do ano passado, foi empossada como primeira conselheira do TCE/MS.



Perdemos uma grande mulher, de fibra, de coragem, ficamos todos orfão hoje com esta noticia, em 1991 eu fiz um curso que era da secretaria municipal de Bem-Estar (onde ela era a titular), este curso mudou a minha vida e o melhor de tudo foi receber o diploma assinado pela Celina Jallad, obrigado Celina Jallad você mudou a minha vida.

Celina descanse em paz. Para os familiares e amigos da Celina os meus pêsames.
 
Marineide Martins em 28/02/2011 12:55:32
Nossos pesares pelo falecimento prematuro da Celina, excelente amiga, esposa, mãe, filha e primeira representante das mulheres em diversos segmentos. Deus há de confortar o Dr.Abdalla e filhos.
 
José Antonio Sassioto em 28/02/2011 12:52:23
Ao pai e familiares , minhas condolencias pelo falecimento deste exemplo de luta e participaçao ativa na vida publica de nosso Estado, Deus a tenha ...
 
mario gonzalo alberto araoz siles/medico em 28/02/2011 12:47:53
Com tristeza que o povo de campo grande, e do estado despede-se de Celina, que DEUS coloque em lugar merecido, e que o DR.Wilsom Barbosa, tenha força para vencer mais esse obstaculo da vida.
 
Alberto Pontes Filho em 28/02/2011 12:40:38
A família PARZIANELLO se sente com enorme tristeza
Pois não esperavam imensa perda, Celina era uma grande representante
da classe trabalhadora!
A familia de celina

Transmitem seus pêsames, pois tambem não esperavam essa grande perda!


Alcides Parzianello e Familiares



 
FAMILIA PARZIANELLO em 28/02/2011 12:22:51
ORAÇÃO PARA ENFRENTAR A PERDA COM SABEDORIA
Querido Deus, Bendito e Divino Espirito Santo: - Sei que você conhece tudo o que existe. Sei que você dirige todos os processos da vida. Sei que Voce é centro de todas as coisas. Sei que Você é o princípio e o fim. Neste momento, meu coração, familiares, amigos e até os inimigos, está cheio de dor pela perda de CELINA JALLAD. Conceda-me, e todos, Sua divina compreensão. Para ela me abro a fim de entender como aceitar essa perda. Conceda-me e todos, Sua orientação. Para ela me abro a fim de superar essa experiência com serenidade. Mostre-me e todos, como aproveitar a experiência dessa perda para meu, e todos próprio crescimento e cura. Eu me e todos abro para receber Sua divina revelação. Conceda-me e todos coragem para fazer tudo o que for necessário.Coloco confiantemente em Suas mãos todos meus questionamento e revolta. Coloco poder e a presença pacífica e confortadora do Espirito de Deus.Em Suas mãos, querido Deus, deposito essa dor. Encha-me e os famíliares, amigos até os inimigos de paz. Encha-me, e a famíliares, amigos e até os inimigos de consolação. Encha-me, a famíliares, amigos e até os inimigos de aceitação. Encha-me, os familiares, amigos e até os inimigos de força. Encha-me, os famíliares, amigos e até os inimigos de coragem. QUE A ASSIM SEJA. AMEM.......AMEM.....AMEM.........Inesquesivel CELINA JALADD
 
ZORAIDE I. DE FREITAS em 28/02/2011 02:11:21
Campo Grande e Mato Grosso do Sul está de luto, com a perda da ilustre política, da exemplar filha, esposa, amiga ,cidadã e digna representante feminina, como mulher, meu coração chora a grande perda! Que Deus segure nas mãos desse pai que fica! e de todos os demais familiares o meu mais sincero e profundo pesar!
 
Elisabete Leite dos Santos em 28/02/2011 02:08:31
perdemos uma grande amiga, celina nos deixa um legado atestado por todos aqueles que conheçem a sua estoria, foi sem duvida uma grande parlamentar, na defesa dos interesses do nosso estado, e sempre atenciosa para com tdos que o procuravam em seu gabinete, eu particularmente tive o privilégio de servir aos seus pais como offcy-boy lamento profundamente a partida desta tão querida amiga que desde já nos deixa saudades que DEUS possa confortar familias e amigos VALEU CELINA vc ficará eternizada em nossos corações
 
adão da graça em 28/02/2011 01:23:53
É com pesar que li a noticia do falecimento da grande mulher que o nosso querido Mato Grosso do Sul teve. Celina deixa seu exemplo de dedicação na política deste Estado; para nós mulheres foi um grande e belo exemplo. Que Deus a tenha. Estou muito triste.
 
Solange Gomes dos Santos em 28/02/2011 01:06:36
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions