ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Votação da comissão processante pode ocorrer na próxima semana, diz presidente

Antonio Marques | 28/05/2015 09:56
Presidente da Câmara diz que seguirá todos os tramites legais (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)
Presidente da Câmara diz que seguirá todos os tramites legais (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)

O presidente da Câmara de Vereadores de Campo Grande, Mario Cesar (PMDB), afirmou hoje de manhã, em entrevista ao programa Tribunal Livre da Rádio Capital FM, que a votação de abertura da Comissão Processante, que poderá cassar o mandato do prefeito Gilmar Olarte, pode ocorrer em sessão da próxima semana. No entanto, a data depende do Tribunal Regional Eleitoral, que precisa informar quem são os três suplentes.

Segundo Mário Cesar, a Câmara Municipal enviou solicitação ao TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) para informações sobre o procedimento da convocação dos suplentes e, também, que providencie os trâmites de diplomação dos três substitutos dos veradores que assinaram o requerimento pedindo a abertura da Comissão Processante, Thais Helena e Marcos Alex (PT) e Luiza Ribeiro (PPS), uma vez que eles são impedidos de votarem conforme a legislação da Casa.

Para o presidente da Câmara, assim que os três suplentes Lúcio Maciel e Roberto Durães (PT) e Aldo Donizete (PPS) apresentarem o diploma de vereadores, ele disse que convoca a votação para a sessão seguinte, que pode acontecer na próxima semana. “Quanto mais rápido o Tribunal apresentar as informações e os três vereadores apresentarem o diploma, mais rápido acontecerá a votação. Queremos colocar na sessão seguinte”, garantiu ele.

Mario Cesar ainda esclareceu que é necessário quórum qualificado para votação de Comissão Processante, dos 29 vereadores, pelo menos 20 devem votar favorável para que a seja aberto o processo de cassação do prefeito, “conforme jurisprudência dos tribunais superiores. Estamos seguindo a legalidade”, afirmou, acrescentando que essa determinação supera a legislação interna, que prevê quórum de maioria simples, que seriam necessários apenas 15 votos a favor.

Qualquer pessoa - Questionado sobre quem assumiria a Prefeitura em caso de o prefeito Gilmar Olarte ser cassado, Mario Cesar disse que o presidente da Câmara Municipal assume a cadeira por 30 dias e é obrigado a convocar uma eleição indireta para prefeito.

Segundo o peemedebista, qualquer pessoa filiada a um partido político poderá se candidatar aos cargos, porém os eleitores serão os vereadores. O prefeito assume o mandato e comanda a Prefeitura até dezembro de 2016.

Nos siga no Google Notícias