ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Retrospectiva 2013

Derrota no "tapetão" impede futebol de MS de fazer história e repete vergonha

Helton Verão | 30/12/2013 16:46
Jogo em Belém, depois de ter perdido em casa, Jacaré bateu Paysandu por 2 a 0
Jogo em Belém, depois de ter perdido em casa, Jacaré bateu Paysandu por 2 a 0

O ano de 2013 ficará marcado para o futebol sul-mato-grossense e pela campanha histórica do Naviraiense na Copa do Brasil, ao conseguir eliminar a Portuguesa com dois empates e em seguida passar pelo Paysandu com uma vitória em Belém. Na verdade ia ser o fato mais relevante, desde 2000, quando o Comercial venceu o São Paulo, pela mesma competição por 2 a 1. Ia, pois o Jacaré do Conesul foi eliminado no tapetão, após o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportivo) por escalar dois jogadores de forma irregular.

Os jogadores Bahia e Paulo Sérgio atuaram com contrato expirado, o que foi constatado pelo Papão da Curuzu, que entrou com recurso. Nos dois primeiros julgamentos no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) o Naviraiense venceu de goleada com o argumento de eles teriam 15 dias para renovar o vínculo.

Mas então a equipe Bicolor paraense entrou com recurso no Pleno do STJD, quando venceu, sem direito a recurso da equipe sul-mato-grossense.

Para essa catástrofe não se repetir, a nova direção do Jacaré, que tem como presidente o empresário Fábio Chagas, promete um trabalho ‘cirúrgico’, onde planejamento será mais cuidadosa e os benditos contratos serão analisados todo santo dia, por um secretário do clube.

“Estamos planejando e trabalhando junto com a Federação (FFMS) para que não haja essa falha, todos os dias os contratos serão verificados no BID e nos registros daqui do Estado. Um secretário estará designado a partir do começo do campeonato”, responde o presidente Chagas.

Segundo o presidente, o futebol não é uma lógica. E o Naviraiense já plantou a semente para colher frutos positivos no futuro. “Com braços cruzados não chegamos a lugar nenhum. O futebol de MS está atrasado em muitas coisas, para que tudo dê certo, dependemos de muitas variantes. Por isso começamos um planejamento cedo, com alojamento bom, pagamento em dia. Se não levar com seriedade não chega”, ressalta Fábio.

O Naviraiense já almeja nova campanha histórica na próxima Copa do Brasil e nas competições dos próximos anos. Mas cita um problema contra os clubes daqui, a falta de continuidade do calendário. “É o velho discurso que calendário não ajuda, e não mesmo. Se o campeão Estadual já disputasse o Brasileirão Série D no mesmo ano seria mais fácil manter o plantel e deixar de ser um mero participante. O Cene está tendo uma baita dificuldade para se planejar o Brasileiro de 2014 (vaga que conseguiu em 2013)”, avalia Chagas.

Por fim, o dirigente cita o ‘muso’ inspirador para o futebol do Mato Grosso, o vizinho Luverdense, mas faz a ressalva da diferença entre os estados. “O governo do Mato Grosso faz o investimento nada mais que quase seis vezes maior que o de Mato Grosso do Sul. Isso que já melhorou muito aqui”, compara o presidente.

Ele voltou - Um dos pivôs da eliminação do Naviraiense neste ano está de volta, o atacante Paulo Sérgio foi confirmado como reforço para 2014. O grupo conta atualmente com 30 jogadores, desses seis vieram da base.

O Jacaré já confirmou amistoso contra o Maringá, no próximo dia 12, na casa do adversário.

Estadual - Três clássicos marcarão a primeira rodada do Estadual no dia 19 de janeiro. O Cene, atual campeão, encara o Novoperário no Morenão, às 16 horas. Ubiratan e Sete de Dourados fazem o outro clássico, no mesmo dia e horário, no Douradão.

Mais tarde às 18 horas, no Saraivão, é a vez de Ivinhema e Naviraiense estrearem.

A rodada inicial começa no sábado, dia 18 de janeiro, com Comercial e Misto de Três Lagoas, às 16 horas no Morenão. Aquidauanense e o recém promovido Costa Rica se enfrentam no mesmo horário, no estádio Noroeste.
Completam a rodada no domingo, Urso de Mundo Novo e Águia Negra, às 16 horas, na Toca do Urso.

O Estadual terá dois grupos, com sete times de cada lado e se enfrentam em turno e returno. Após esses 12 jogos cada, os quatro melhores de cada chave se classificam para os "mata-matas" das quartas, semi e final. Os dois piores da fase de grupos serão rebaixados para a Série B.

Os grupos seguem como em 2013. Em um estão Cene, Comercial, Novoperário, Aquidauanense, Misto, Maracaju e Costa Rica, de volta à Série A. No outro se enfrentam Águia Negra, Ivinhema, Itaporã, Naviraiense, Sete de Dourados, Urso e o caçula Ubiratan.

Nos siga no Google Notícias