ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Demitidos de frigoríficos podem ter seguro mais longo

Redação | 01/04/2009 08:19

Os demitidos de frigoríficos podem ser incluídos na medida de reparação dos efeitos da crise, que eleva em dois meses o prazo de concessão do seguro-desemprego. A proposta será levada em maio ao Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) e, se aprovada, beneficiará 9,5 mil trabalhadores demitidos de frigoríficos e abatedouros.

A inclusão dos trabalhadores será encaminhada pelo ministro-interino, André Figueiredo, ao Codefat, na reunião do colegiado prevista para a primeira quinzena de maio. O compromisso foi assumido no início da noite de ontem, em Brasília, em reunião da qual participaram o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT-MS) o vereador do município de Anastácio, Paulo Severino; Valdevino de Deus Costa, presidente do Sindicato dos Frigoríficos de Carnes de Aquidauana; Rinaldo Souza Salomão, presidente do Sindicato de Carne e Alimentação de Campo Grande; e Antonio Sérgio dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação de Nova Andradina.

O critério adotado pelo Ministério do Trabalho para as sete parcelas do seguro-desemprego foi a comparação da média, entre 2003 e 2009, da evolução do emprego formal celetista de cada subsetor de atividade, com base no movimento dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro últimos. Os que tiveram saldo negativo 30% superior a esta média vão ser atendidos. Por essas regras não estava previst que a dilatação do prazo de seguro-desemprego chegasse a trabalhadores de Mato Grosso do Sul.

Desespero

Nos siga no Google Notícias